Dezembro Vermelho lembra o Dia Mundial de Combate ao HIV/Aids

Para a realização dos testes rápidos de HIV e sífilis basta apresentar um documento original com foto e cartão do SUS
quarta-feira, 30 de novembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

No Brasil, sempre no último mês do ano é promovida a campanha de saúde “Dezembro Vermelho”, uma iniciativa voltada à conscientização para o diagnóstico e o tratamento precoce da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) e de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O mês foi escolhido pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial de Combate à Aids, ser celebrado sempre em 1º de dezembro. A campanha “Dezembro Vermelho” tem ainda como objetivo chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

Em Nova Friburgo, de janeiro a outubro deste ano, foram realizados 2.901 testes rápidos de HIV. Destes, 42 resultaram reagentes. Para lembrar o Dia Mundial de Luta contra a Aids (nesta quinta-feira, 1º) e o “Dezembro Vermelho”, referência ao laço vermelho que simboliza a solidariedade de pessoas ao redor do mundo com a resposta à epidemia de Aids, várias ações estão programadas para serem realizadas pelo Programa Municipal IST/Aids/Hepatites Virais de Nova Friburgo ao longo do mês.

A campanha tem como principais objetivos sensibilizar a população para buscar o diagnóstico precoce para o HIV, acompanhar e apoiar as pessoas que se descobrem portadoras do HIV na realização do tratamento precoce, para evitar o adoecimento e ter uma melhor qualidade de vida.

Programação

A campanha “Dezembro Vermelho” será iniciada nesta quarta-feira, 30, às 8h, na Catedral São João Batista, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, com uma missa promovida pela Pastoral pela Vida, além de panfletagem direcionada à comunidade. 

Com vistas a promoção do diagnóstico precoce e ao acesso da população ao exame de HIV no município, serão disponibilizadas atividades educativas e distribuição de preservativos masculinos em todas as unidades de saúde. 

Testagem rápida de HIV e Sífilis

  • Posto Sylvio Henrique Braune (Suspiro): todas as terças e quintas-feiras, das 8h às 16h - sala 5;

  • Ambulatório Bento XVI (Colégio N.S. das Dores): nesta quarta-feira, 30, das 9h às 15h; 

  • ESF Cordoeira: quinta-feira, 1º de dezembro, das 9h às 16h; 

  • ESF Olaria I (Rua Xingu): quinta, 1º, das 9h às 16h; 

  • ESF Nova Suíça: quinta, 1º, das 9h às 16h; 

  • ESF Riograndina: dia 1º, às 9h; 

  • ESF Conquista: dia 1º, das 9h às 12h; 

  • ESF Olaria II: dia 1º, das 9h às 13h; 

  • ESF Centenário: dia 1º, às 9h; 

  • ESF Stucky: dia 1º, das 9h às 13h; 

  • ESF São Lourenço: 6 de dezembro, das 9h às 15h; 

  • ESF Olaria III: 7 de dezembro, das 13h às 16h.

As atividades seguem no Hospital Municipal Raul Sertã, para os atendimentos de urgência, pacientes internados e funcionários da unidade, além do Hospital Maternidade Mário Dutra de Castro, para as gestantes e seus parceiros. 

Atividades educativas 

  • ESF São Geraldo, Varginha e Mury: quinta, 1º, às 9h; 

  • UBS Conselheiro Paulino: sexta, 2, às 9h.

Para a realização dos testes rápidos de HIV e Sífilis não é necessário estar em jejum ou possuir solicitação médica. Basta apenas levar um documento original com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Quem deve fazer o teste rápido de HIV e sífilis e quando deve fazer? 

O teste rápido de HIV e sífilis não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. O aconselhável é que quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido ou ter sofrido algum tipo de acidente biológico, faça o exame. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: