Hora de comprar presentes e caprichar nos lanches dos guris. O Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, é também um feriado religioso. No Brasil, a padroeira Nossa Senhora Aparecida é homenageada, principalmente pelos católicos. Mas trata-se apenas de uma coincidência. Acompanhe essa história que é bastante curiosa. E como os demais países celebram a passagem da data.
História do Dia das Crianças
1920 a 1924: Há cem anos um político nem imaginava a repercussão da sua iniciativa. Você sabia que o Dia das Crianças foi criado no Brasil bem antes de começar a ser celebrado em muitos outros países do mundo? A idealização foi de um político brasileiro — o deputado federal Galdino do Valle Filho (foto acima), nascido em Trajano de Moraes, e radicado em Nova Friburgo. A data foi oficializada em 5 de novembro de 1924, época em que o mineiro Arthur Bernardes era o presidente do Brasil.
1955: Neste ano, a Estrela, marca então líder do mercado de brinquedos, lançou uma campanha publicitária com o objetivo de alavancar nacionalmente o comércio. Com o apelo “Semana do Bebê Robusto”, a iniciativa usava o dia das crianças como mote principal. Naquele tempo, bebê gorducho era sinônimo de saúde e fofura.
1959: Em 20 novembro de 1959, por meio da Unicef e a Declaração Universal dos Direitos da Criança, a data comemorativa passou a vigorar anualmente na maioria dos países do mundo.
1965: O sucesso da ação promocional da Estrela foi tanto que, 10 anos depois, em 1965, a gigante americana Johnson & Johnson, criada em 1886, decidiu seguir a mesma linha da Semana do Bebê Robusto, da Estrela. Começou, então, a campanha “Bebê Johnson 65”. A partir deste movimento, o Dia das Crianças se consolidou no Brasil. Principalmente no âmbito do comércio e consumo.
Outros dias das crianças
Adotada por inúmeros países a partir da Declaração Universal dos Direitos da Criança, da Unicef, a data foi ganhando contornos locais a depender da história, tradições e culturas próprias de cada nação. Com isso, os significados e o jeito de comemorar se diferenciam do modo brasileiro.
Em Moçambique é festejado em 1º de junho. Sabe a razão de ser nesta data? É que em 1943, as forças nazistas assassinaram sem dó, nem piedade, centenas de crianças. Ou seja, este país localizado no sul da África e também colonizado por Portugal, teve sua própria tragédia na Segunda Guerra Mundial, inspirando maior interesse pelo Dia das Crianças, e levando os adultos a dedicar mais atenção e cuidado com a infância.
No Oriente, o Japão celebra a data em dias diferentes, por uma questão de gênero. As meninas festejam em 3 de março e os meninos em 5 de maio. O destaque para marcar estes dois dias, são as exposições de bonecos.
Na Nova Zelândia, ninguém ganha brinquedo no primeiro domingo de março. Lá, a celebração é bem interessante: a família se esforça para, nesta ocasião, dar total atenção aos pequenos. Por exemplo, passando mais tempo com eles numa amorosa convivência. No dia a dia da criançada, muitas vezes, isso não é possível. Então, os fins comerciais não têm nenhuma relevância e o consumo puro e simples é descartado.
Deixe o seu comentário