A Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (SES) recebeu nesta semana , 336.400 doses de vacinas contra a Covid-19, do Ministério da Saúde. A entrega aos municípios fluminenses foi realizada por meio de caminhões, vans e helicópteros. Os imunizantes garantem o cumprimento do calendário vacinal proposto pelo Programa Nacional de Imunizações para a aplicação da segunda dose das vacinas.
Nesta nova remessa são 174.400 doses da CoronaVac, destinadas exclusivamente a cobrir as segundas doses de 56 municípios, os demais já tiveram sua cota concluída. Já as 162.400 doses da AstraZeneca foram enviadas para todos os municípios. A SES, por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS), envia ofícios, constantemente, aos municípios reforçando a necessidade de cumprimento das recomendações para uso dos imunizantes distribuídos.
Grávidas e Puérperas
A orientação do Ministério da Saúde é que gestantes e puérperas com comorbidades que ainda não tenham recebido a vacina contra a Covid-19 devem ser imunizadas com a CoronaVac ou Pfizer. É necessária avaliação médica prévia, e um relatório para apresentação no posto de vacinação. Já as que não têm comorbidades, a vacinação não está disponível. As grávidas e puérperas (incluindo as sem fatores de risco adicionais) que tenham tomado a primeira dose da vacina AstraZeneca devem aguardar a definição do protocolo a ser seguido. A SES ainda ressalta que a qualquer percepção de efeito adverso deve ser buscada avaliação médica.
Imunização em Friburgo nesta quinta-feira, 20
A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo dá continuidade à imunização contra Covid-19 para gestantes, exclusivamente com comorbidade comprovada, nesta quinta-feira, 20, somente no posto de saúde Sylvio Henrique Braune (Suspiro), das 9h às 13h. O Governo do Estado enviou para Nova Friburgo 170 doses da Coronavac com um ofício orientando a prefeitura para aplicação da primeira dose para as grávidas. Este grupo estava sendo vacinado com o imunobiológico AstraZeneca mas, após recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a aplicação foi suspensa no último dia 11. Apesar do quantitativo pequeno de doses recebidas, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde estima que seja suficiente para atender ao público-alvo determinado pelo governo estadual e o Plano Nacional de Imunização.
Para receber a primeira dose da vacina, é necessário apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e original e cópia de documento comprovando a existência das doenças crônicas, como receita médica, declaração ou laudo de profissional médico que atesta a existência da(s) comorbidade(s).
As comorbidades previstas pelo Plano Nacional de Imunização contra Covid-19 são: diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar, asma grave, insuficiência cardíaca, cor-pulmonale, hipertensão pulmonar, hipertensão arterial grave, miocardiopatias e pericardiopatias, doença da aorta dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênita no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doença cerebrovascular, doença renal crônica, câncer, imunossuprimidos, indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, anemia falciforme, obesidade mórbida e síndrome de Down.
Segunda dose para idosos de 63 e 64 anos
Nesta quinta-feira, 20, a Prefeitura de Nova Friburgo continua a vacinação da segunda dose contr aa Covid-19 oferecendo a aplicação da CoronaVac em idosos de 63 e 64 anos. A imunização acontece, das 9h ao meio-dia, somente nas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Lumiar, São Pedro da Serra, Vargem Alta, Stucky, Varginha e Mury, além da 5ª Igreja Batista do bairro São Geraldo.
Gripe
Crianças de 3 a 5 anos também podem ser imunizadas nesta quinta-feira, 20 e na sexta-feira, 21, contra a gripe Influenza. A aplicação das doses acontece, das 8h às 16h, nos postos de saúde Sylvio Henrique Braune, Tunney Kassuga (Olaria) e Waldir Costa (Conselheiro Paulino). Na ocasião, deverá ser feita a atualização da caderneta de vacinação das crianças com a aplicação de outras doses contra demais doenças. Crianças de seis meses até 3 anos incompletos que não foram imunizadas contra a gripe na semana passada poderão tomar a dose nesta quinta-feira e também na sexta-feira.
Deixe o seu comentário