Em mais uma ação do movimento Maio Amarelo que visa alertar a população sobre a importância da conscientização de motoristas e pedestres para prevenir acidentes de trânsito, o Detran-RJ lançou nesta semana a campanha #VaiNaResponsa. A iniciativa pretende alertar a população para o alto índice de acidentes nas vias do Estado do Rio. Só no ano passado, segundo o Detran, mesmo com o tráfego reduzido pela pandemia, foram registrados cerca de 15 mil acidentes de trânsito no Estado, com 1.820 vítimas fatais.
A campanha conta com vários spots veiculados em emissora de TV. Com o lema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas'', os filmes produzidos utilizam também jogos de palavras para mostrar à população quais as consequências que a falta de atenção no trânsito pode acarretar. São mensagens como: “Viu a passarela, mas não usou. Acabou não vendo o carro.” Ou “Saiu do bar atropelando as palavras. Acabou atropelando uma pessoa.” E ainda: “Olhou pra um post no celular. Não viu o poste na calçada”.
As situações incluem todos os envolvidos no trânsito, indo do pedestre ao motorista, do ciclista ao condutor de motocicleta, lembrando que o trânsito é um ciclo em que a ação de cada ator impacta a cadeia. A nova campanha do Governo do Estado do Rio e do Detran-RJ para o Maio Amarelo é composta por dois comerciais, que utilizam o conceito #VaiNaResponsa para marcar as ações realizadas durante este mês. O conceito dialoga com o jeito de falar descontraído da população fluminense e sintetiza a responsabilidade que todo cidadão deve ter ao conduzir um veículo.
“Muitas perdas de vidas poderiam ser evitadas se cada um fizesse sua parte e entendesse que, no trânsito, somos um só. O Maio Amarelo é um mês muito importante para nós, de todos os Detrans do país, dedicado a reflexões, ações e a campanhas educativas como esta. Se for a pé, de bicicleta, de carro, caminhão... vai na responsa”, lembra o presidente do Detran-RJ, Adolfo Konder.
Maio Amarelo
A primeira edição do Maio Amarelo aconteceu em 2014, com base em uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), que definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Maio foi escolhido por ter sido o mês em que a resolução da ONU foi publicada, na data de 11 de maio de 2011. O laço amarelo, símbolo da campanha, tem o objetivo de chamar a atenção de todos para a questão da saúde, já que os acidentes de trânsito são considerados, também, uma epidemia da sociedade moderna.
Os últimos dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), referentes a 2018, mostram que os acidentes de trânsito matam cada vez mais pessoas em todo o planeta. São, em média, cerca de 1,35 milhão de óbitos por ano em todo o mundo.
Estatísticas do Detran-RJ revelam que as principais vítimas do trânsito são homens jovens, entre 18 e 40 anos. Além disso, crianças e adolescentes, de 5 a 18 anos incompletos, mesmo não sendo os agentes principais do trânsito, representam cerca de 5% das vítimas a cada ano. “São dados extremamente relevantes, pois estamos falando da juventude e dos nossos filhos”, frisa Konder. Os vídeos na campanha do Detran podem ser assistidos através dos links: 1 e 2.
Deixe o seu comentário