A Comissão de Saúde Pública e a Câmara Técnica de Ginecologia e Obstetrícia do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) lançam neste mês dedicado às mães, o “Manual para as Mamães”, com orientações para elas se protegerem no período gestacional e no pós-parto, principalmente com o aumento de casos do novo coronavírus no Rio de Janeiro e em outros estados brasileiros. O guia – todo ilustrado – está disponível em formato digital para facilitar o compartilhamento.
O manual dá dicas para a realização de exames pré-natal, para a preparação do enxoval do bebê, além de outras sugestões. O documento destaca também a importância dos cuidados necessários durante a pandemia, como o uso de máscaras, a higienização adequada das mãos e o distanciamento social. Outro ponto fundamental, lembrado pelo guia, é estar com a vacinação em dia.
Esta não é a primeira ação do Cremerj em relação à proteção de grávidas e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) durante a pandemia. Em abril, o conselho emitiu um alerta se posicionando sobre a importância de incluí-las no grupo de risco de imunização contra a Covid-19. No município do Rio de Janeiro, por exemplo, grávidas a partir de 18 anos com comorbidades – como diabetes, doenças pulmonares, hipertensão, doença cardíaca e obesidade – já podem ser vacinadas.
“Recebemos relatos preocupantes de médicos do nosso estado sobre evoluções muito complicadas em suas pacientes grávidas e puérperas. Pedimos que as mulheres conversem com seu obstetra e entendam que a prática de medidas simples pode ser crucial para a segurança delas e de seus bebês. Esperamos que este manual ajude nisso”, afirma o presidente do Cremerj, Walter Palis, que também é ginecologista e obstetra.
Para conhecer o manual, clique aqui.
Deixe o seu comentário