A Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) está promovendo uma campanha, em suas redes sociais, para evidenciar a importância dos consumidores prestigiarem o comércio local na compra de presentes para o Dia das Mães, celebrado no próximo domingo, 9. A iniciativa pretende fortalecer o comércio friburguense tão prejudicado pela pandemia, principalmente as pequenas lojas. Comprando em Nova Friburgo, o consumidor garante o desenvolvimento econômico, empregos e renda para a cidade, acredita a Acianf.
"Depois de quase um mês com parte dos segmentos do comércio fechado, estamos otimistas para o Dia das Mães. Essa data é um momento muito especial, a segunda melhor do ano em vendas. Contamos com a colaboração de toda população friburguense para apoiar o comércio local nesse momento tão difícil que estamos enfrentando. É muito importante esse apoio de todos para promover o desenvolvimento econômico de nossa cidade”, informa Julio Cordeiro, presidente da Acianf.
Dia das Mães deste ano deve superar as vendas de 2020
Segundo uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec-RJ), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro, há uma grande possibilidade de que o Dia das Mães deste ano supere as vendas do ano passado, porém ainda será inferior ao resultado pré-pandemia em 2019.
De acordo com a pesquisa, o índice de consumidores fluminenses que pretendem comprar presentes para as mães teve um aumento - de 55,8% (2020) para 61,8% (2021) - em 2019 essa porcentagem era de 80%. Já o gasto médio neste ano é estimado em R$ 143,10 por consumidor, o que pode representar uma movimentação de R$ 1,2 bilhão na economia do Estado do Rio. Em 2020 e 2019 os gastos médios por pessoa com a compra de presentes foram de R$ 150,48 e R$ 167,26, e o montante injetado na economia fluminense chegou a R$ 1 bilhão e R$ 1,7 bilhão, respectivamente. Já entre os que deixaram de comprar presentes no Dia das Mães nos dois últimos anos corresponde a 38,2%, em 2020 (44,2%) e 2019 (20%).
Entre os itens escolhidos para presentear as mães neste ano, estão: roupas (31,7%), perfume/cosméticos (30,6%), calça/bolsa ou acessórios (23,1%), cestas de café da manhã (17,2%), flores (11,8%), jóias/bijuterias (11,3%), bolos / chocolates (9,7%) e smartphones (5,9%). Vale ressaltar que a sondagem da Fecomércio mostrou, ainda, que 30,6% dos consumidores tendem a comprar mais de um tipo de presente neste ano. Em relação ao tipo de loja, 39,1% devem recorrer às físicas, 32,1% às comprar online e 28,8% pretendem adquirir nos dois formatos.
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