Sesc vai oferecer qualificação a professores da rede pública

Em um primeiro momento, serão atendidos 500 profissionais que atuam nas escolas estaduais e a seleção ficará a cargo da Seeduc
quarta-feira, 28 de abril de 2021
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

O Sesc Rio, em parceria com a Secretaria estadual de Educação (Seeduc), lançou  o ''Projeto de Formação Continuada Docente do Sesc'', que pretende, por meio dos seus departamentos regionais, oferecer cursos de qualificação a professores da educação básica pública do país. O projeto-piloto será realizado no Rio de Janeiro, e, posteriormente, o modelo deve ser adaptado e aplicado no interior.

Antônio Nóvoa, professor da Universidade de Lisboa, vai abrir o projeto com uma  palestra online nesta quinta-feira, 29, às 15h, pelo  YouTube do Sesc (/portalsescrio). Na live, o acadêmico, que é doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra, falará sobre os desafios da escola na atualidade, como a crise sanitária da Covid-19 e o homeschooling.

Em um primeiro momento, serão atendidos 500 profissionais que atuam nas escolas  estaduais e a seleção ficará a cargo da Seeduc. Mediante a isso, ao longo de 2021, serão disponibilizados 12 cursos online, com duração de 30 horas e aulas oferecidas em plataformas de Educação a Distância e também no canal do Sesc Rio no YouTube.

Vale ressaltar que cada curso contemplará palestra, intervenção cultural, roda de conversa sobre práticas docentes, aulas e atividades que terão como suporte conteúdos digitais elaborados exclusivamente para o projeto. As atividades começam no dia 6 de maio, com uma ambientação e as aulas se iniciam no dia 13. Dessa forma, os cursos oferecidos abordarão os seguintes temas: Metodologias ativas; Aprendizagem por projetos na educação matemática; Ensino de Língua Estrangeira; Aprendizagem baseada em projetos para as Ciências Humanas e da Natureza; Práticas de leitura e escrita em Língua Portuguesa: prosa e verso; Ensino da Arte: pensamentos e práticas na Educação Básica; Aprendizagem significativa na Educação Física escolar; Educação e Cultura Maker; Educação para relações Étnico-raciais; Tecnologias Educacionais; e Ciências, divulgação científica e contemporaneidade.

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