Idosos têm esquema especial para vacinar contra gripe nesta quinta

Doses para grupo etário acima de 60 estarão disponíveis no anexo ao Clube de Xadrez, das 9h às 12h
quinta-feira, 26 de abril de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Idosos têm esquema especial para vacinar contra gripe nesta quinta

Nesta quarta e quinta-feira, 25 e 26 de abril, a Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde fará uma ação especial direcionada aos idosos. O objetivo é facilitar a imunização desse grupo etário contra a gripe.

As doses de vacina para os idosos estão sendo disponibilizadas no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (anexo ao Clube de Xadrez), das 9h às 12h. Segundo o órgão, “a medida visa agilizar a imunização dos idosos, reduzindo a ocorrência de filas e desafogando o atendimento nos postos de saúde participantes da campanha”.

O primeiro dia da Campanha de Vacinação contra a Gripe movimentou alguns dos principais postos de saúde de Nova Friburgo nesta terça-feira, 24. Apenas no Posto Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, mais de 300 idosos foram imunizados nas primeiras quatro horas de campanha.

Lúcia Helena Reis Carvalho, de 61 anos, foi uma das pessoas a receber a dose da vacina nesta terça-feira. Com quadro de problemas respiratórios, a professora nunca fica no grupo daqueles que deixam para se imunizar nos últimos dias de campanha. “Sempre venho no primeiro dia de vacinação. Antes mesmo de entrar na faixa prioritária já fazia isso porque acho importantíssimo se vacinar. Tenho asma e bronquite e, além de me proteger contra a gripe, a vacina melhora muito a minha saúde. Passo o ano inteiro sem ter crises respiratórias sérias”, afirma Lúcia Helena.

Para a enfermeira-chefe da unidade de saúde, Juliana Sepúlveda (foto), os idosos são sempre os primeiros a procurar a imunização. “Esse público apresenta uma ansiedade natural em relação a doenças, de um modo geral. Isso faz com que a procura pela vacina seja maior e mais rápida”, acredita ela.

Mas se por um lado essa faixa etária busca se imunizar o quanto antes, por outro, as crianças - que também fazem parte do grupo prioritário - ainda são mais tardias na procura pela imunização. Para se ter uma ideia, enquanto 330 idosos foram vacinados na manhã desta terça-feira no Sylvio Henrique Braune, no mesmo local e período, apenas 35 crianças, entre seis6 meses a 5 anos, receberam a vacina. Para Juliana, a grande diferença nos números pode estar diretamente relacionada ao receio por possíveis reações causadas pela dose.

 “Ainda existem muitos pais que tem medo de dar vacina para a criança por acreditar que o componente da dose pode gerar reações, como até mesmo a própria gripe. Vale esclarecer, porém, que a vacina não gera a doença”, esclarece a chefe de enfermagem.

Marcos, 43 anos, e Márcia Venerabile, de 39, não pensaram duas vezes para levar a pequena Eduarda, de 3 anos, para tomar a vacina (foto). “Nunca atrasamos nenhuma vacina dela e sempre trazemos nos primeiros dias de campanha para garantir que ela receba a dose”, afirma o pai da menina. “Já ouvimos sobre a possibilidade dela pegar gripe se tomar a vacina, mas pedimos orientação ao pediatra e ele disse que não existe esse perigo”, acrescenta Márcia.

Meta em Friburgo: 43 mil

A meta este ano é aplicar 43 mil doses da vacina em Nova Friburgo. Até agora, o município já recebeu 11 mil doses e, segundo a prefeitura, a previsão é de esse estoque ganhe reposição ainda esta semana. A vacina contra gripe está disponível nos cinco principais postos de Saúde do município. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, a imunização é oferecida na Policlínica Sylvio Henrique Braune, no Suspiro; no Posto de Saúde Tunney Kassuga, em Olaria; e no Posto de Saúde Waldir Costa, em Conselheiro Paulino. Já durante as terças e quintas, a população também poderá se vacinar nas unidades de saúde José Copertino Nogueira, em São Geraldo, e Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira, também das 8h às 17h.    

Ainda de acordo com a Coordenação de Imunização, o público-alvo desta 20ª edição da campanha são crianças de 6 meses até menores de 5 anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas (mães até 45 dias após o parto), pessoas acima de 60 anos, doentes crônicos - mediante receita com indicação médica - e profissionais de saúde e educação das redes pública e privada com apresentação de comprovante.

A vacina distribuída pelo Ministério da Saúde em 2018 protege contra três subtipos do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e uma linhagem de influenza B. Vale lembrar, entretanto, que a vacina é contraindicada para pessoas com alergia aos componentes, principalmente à proteína do ovo, e aqueles que apresentaram reação anafilática prévia em doses anteriores. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza vai até o dia 1º de junho. O Dia D de imunização está marcado para 12 de maio.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: gripe | vacina | saúde