Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho sabe que o Balcão de Empregos é uma boa opção para conseguir uma vaga. Mas, agora, quem quiser se candidatar a um emprego terá que passar por uma nova forma de agendamento, tanto para encaminhamentos de pedidos de emissão da carteira de trabalho como para entrada no seguro-desemprego.
Desde 23 de abril, o pronto-atendimento não é mais utilizado e os interessados devem realizar as solicitações pelo Serviço de Atendimento Agendado (SAA), por meio do telefone 158, ligação gratuita, ou pelo site saa.mte.gov.br.
O município de Nova Friburgo, entre 40 postos, é o terceiro do estado a colocar mais gente no mercado de trabalho e é o segundo em captação de vagas, ficando abaixo apenas da capital. Em fevereiro, a cidade ofertou 73 vagas e empregou 18 pessoas.
Em visita nesta terça-feira, 10, ao Balcão de Empregos de Nova Friburgo, Márcio Cabral, representante da Secretaria Estadual de Trabalho, comentou sobre a boa conduta que os candidatos devem apresentar e também sobre a relevância da qualificação, abordando que seria interessante uma parceria entre estado e município para disponibilização dessas capacitações: “porque a gente percebe hoje que mesmo tendo uma oferta razoável muitos dos que são encaminhados não conseguem ocupar essas vagas. Não são qualificados suficientemente. Às vezes, nem na questão técnica, às vezes nem em questões comportamentais.”
Eder Carpi, subsecretário do Trabalho e Renda, setor responsável pelo Balcão de Empregos, comentou sobre esse trabalho positivo que tende a crescer mais: “O trabalho do balcão está sendo feito com excelência, conforme constatado pela equipe do Rio. O caminho agora é crescer cada vez mais e buscar atender a população, não só os munícipes de Nova Friburgo mas como em toda a região. A gente é referência regional em serviço de qualidade. Estamos conseguindo resgatar a confiança do empregador, coisa que a gente não tinha no município”.
Deixe o seu comentário