Cinco lugares ótimos em Friburgo para deixar de fumar

No Dia Nacional do Combate ao Fumo, escolhemos pretextos perfeitos para esquecer o cigarro, nem que seja por algumas horas
terça-feira, 29 de agosto de 2017
por Adriana Oliveira
Foto de capa
O verde exuberante dos jardins do Country (Foto: Regina Lobianco)

No Dia Nacional do Combate ao Fumo, celebrado nesta terça, 29 de agosto, escolhemos cinco lugares perfeitos em Nova Friburgo para abandonar de vez o cigarro. Ou, pelo menos, por algumas horas.

Jardins do Country:

Com 200 mil metros quadrados perfeitos para encher os pulmões de ar puro, a vegetação, aqui clicada pelas lentes de Regina Lobianco,  faz parte de um conjunto paisagístico de tirar o fôlego, criado e elaborado pelo paisagista francês Auguste François Marie Glaziou. O mesmo da Quinta da Boa Vista, no Rio, e do Jardim da Aclimação, em São Paulo.

________________________________________________

Morro da Cruz:

Um bom teste para seu fôlego de fumante. Com vista total da cidade, está a 1.405 metros de altitude, leva de três a quatro horas de subida, com esforço moderado, fácil orientação e média insolação, segundo o blog Friburgotrekking (de onde foi pinçada a foto). Não possui ponto de água potável em seu trajeto, portanto é importante é se hidratar. No cume existe uma caverna, chamada de Caverna do Eco. O trekking começa na Praça do Suspiro. Suba a rua que passa à direita da Igreja de Santo Antônio e, cerca de 600 metros depois, estará no começo da trilha. Se aguentar, é lógico.

_____________________________________________________

Avenida Comte Bittencourt:

Uma volta pela avenida, a qualquer hora do dia ou mesmo da noite, é uma injeção de ânimo: atletas correndo, pessoas caminhando, se exercitando, passeando os cachorros. Mil vezes melhor e mais saudável do que “tampar” no álcool e no cigarro pelas dezenas de bares espalhados pela vizinhança. E também fonte de inspiração, já que a avenida anda repleta de árvores floridas, como mostra o registro fotográfico de Henrique Pinheiro.

_______________________________________________

Pinball:

Sim, procure manter suas mãos ocupadas, a mente focada, e distraia-se nas dezenas de equipamentos de jogos eletrônicos existentes numa das casas mais tradicionais de Friburgo. Além do mais, sendo um espaço fechado, ali ninguém pode fumar mesmo.

_________________________________________________________________

Cachoeira Indiana Jones:

Nem pense em levar maço de cigarro. Nem isqueiro. O acesso é delicado, com água pelos joelhos, às vezes pela cintura, no leito do riacho que leva à queda d’água final. Ótima oportunidade para deixar de fumar, nem que seja por algumas poucas de horas de contemplação da natureza.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi instituído, por lei, em 1986, com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável do planeta. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morram todo os anos no Brasil em decorrência do fumo. Esse valor salta para cerca de 4,9 milhões em perspectiva mundial.

 

Publicidade
TAGS: