Cinco lugares ótimos em Friburgo para deixar de fumar

No Dia Nacional do Combate ao Fumo, escolhemos pretextos perfeitos para esquecer o cigarro, nem que seja por algumas horas
terça-feira, 29 de agosto de 2017
por Adriana Oliveira
Foto de capa
O verde exuberante dos jardins do Country (Foto: Regina Lobianco)

No Dia Nacional do Combate ao Fumo, celebrado nesta terça, 29 de agosto, escolhemos cinco lugares perfeitos em Nova Friburgo para abandonar de vez o cigarro. Ou, pelo menos, por algumas horas.

Jardins do Country:

Com 200 mil metros quadrados perfeitos para encher os pulmões de ar puro, a vegetação, aqui clicada pelas lentes de Regina Lobianco,  faz parte de um conjunto paisagístico de tirar o fôlego, criado e elaborado pelo paisagista francês Auguste François Marie Glaziou. O mesmo da Quinta da Boa Vista, no Rio, e do Jardim da Aclimação, em São Paulo.

________________________________________________

Morro da Cruz:

Um bom teste para seu fôlego de fumante. Com vista total da cidade, está a 1.405 metros de altitude, leva de três a quatro horas de subida, com esforço moderado, fácil orientação e média insolação, segundo o blog Friburgotrekking (de onde foi pinçada a foto). Não possui ponto de água potável em seu trajeto, portanto é importante é se hidratar. No cume existe uma caverna, chamada de Caverna do Eco. O trekking começa na Praça do Suspiro. Suba a rua que passa à direita da Igreja de Santo Antônio e, cerca de 600 metros depois, estará no começo da trilha. Se aguentar, é lógico.

_____________________________________________________

Avenida Comte Bittencourt:

Uma volta pela avenida, a qualquer hora do dia ou mesmo da noite, é uma injeção de ânimo: atletas correndo, pessoas caminhando, se exercitando, passeando os cachorros. Mil vezes melhor e mais saudável do que “tampar” no álcool e no cigarro pelas dezenas de bares espalhados pela vizinhança. E também fonte de inspiração, já que a avenida anda repleta de árvores floridas, como mostra o registro fotográfico de Henrique Pinheiro.

_______________________________________________

Pinball:

Sim, procure manter suas mãos ocupadas, a mente focada, e distraia-se nas dezenas de equipamentos de jogos eletrônicos existentes numa das casas mais tradicionais de Friburgo. Além do mais, sendo um espaço fechado, ali ninguém pode fumar mesmo.

_________________________________________________________________

Cachoeira Indiana Jones:

Nem pense em levar maço de cigarro. Nem isqueiro. O acesso é delicado, com água pelos joelhos, às vezes pela cintura, no leito do riacho que leva à queda d’água final. Ótima oportunidade para deixar de fumar, nem que seja por algumas poucas de horas de contemplação da natureza.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi instituído, por lei, em 1986, com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável do planeta. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morram todo os anos no Brasil em decorrência do fumo. Esse valor salta para cerca de 4,9 milhões em perspectiva mundial.

 

Publicidade
Agora Faz
TAGS: