Defesa Civil orienta friburguenses a fazer cadastro de alertas via celular

Serviço gratuito visa a manter população informada sobre chuvas e riscos de desastres
terça-feira, 28 de novembro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
A tragédia de janeiro de 2011 (Arquivo AVS)
A tragédia de janeiro de 2011 (Arquivo AVS)

Com a proximidade de mais um período de chuvas fortes, a Secretaria municipal de Defesa Civil de Nova Friburgo tem orientado a população sobre a disponibilidade do serviço de alertas gratuito via celular. Lançado em 2012, o sistema possui cerca de 12 mil registros ativos. Segundo a pasta, atualmente, o cadastramento está disponível para quem possui celular da operadora Vivo.

De acordo com o secretário da Defesa Civil, coronel João Paulo Mori, o objetivo do serviço é deixar a população informada sobre a real situação das chuvas na cidade, independente da localidade em que mora. Normalmente, o sistema envia quatro tipos de mensagem (normalidade, atenção, alerta e alerta máximo), de acordo com o nível de risco para queda de barreiras e enchentes.

“O trabalho é de muito empenho de toda a equipe e ajuda a dirimir boatos, comuns nos momentos de crise. Além disso, é mais um serviço que ajuda na preparação e prevenção contra calamidades”, afirma Mori.

Os interessados em receber informativos da Defesa Civil podem se cadastrar pelo site www.alertaviacelular.com.br. Para quem não possui acesso à internet, o cadastro pode ser feito diretamente na própria Defesa Civil, que funciona ao lado da prefeitura (antiga Rodoviária Leopoldina).

A Defesa Civil ressalta ainda que o serviço de sistema de alerta via celular é parte do planejamento do programa de prevenção de catástrofes de Nova Friburgo e está ligado a um servidor no Rio de Janeiro. Com isso, mesmo que falte energia em Nova Friburgo, o sistema não será desligado, garantindo total segurança no envio das mensagens.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Clima
Publicidade