Quatro lugares ótimos em Friburgo para deixar de fumar

No Dia Nacional do Combate ao Fumo, escolhemos atividades perfeitas para esquecer o cigarro, nem que seja por algumas horas
quarta-feira, 29 de agosto de 2018
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Quatro lugares ótimos em Friburgo para deixar de fumar

Nesta quarta-feira, 29, celebra-se o Dia Nacional de combate ao Fumo. A data foi instituída, por lei, em 1986. Este ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o tema “Tabaco e doença cardíaca” para trabalhar a conscientização. A campanha alerta ainda para a ligação entre o tabaco e as doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais, que, combinados, são as principais causas de morte do mundo: 17,7 milhões de pessoas por ano. De acordo com a OMS, sete milhões de pessoas morrem anualmente pelo tabagismo; destas, 900 mil são vítimas de fumo passivo.

Em Nova Friburgo, o Programa de Controle do Tabagismo da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, vinculada a Secretaria Municipal de Saúde, vem atendendo uma grande demanda de indivíduos fumantes que estão conscientes dos males do tabagismo e tem o desejo de parar de fumar. O atendimento, baseado na abordagem cognitivo-comportamental e utilização do tratamento medicamentoso quando necessário, é realizado em grupos coordenados por profissionais de saúde capacitados para executar as ações preconizadas pelo Ministério da Saúde. Atualmente dez unidades de saúde oferecem o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

Em homenagem aos vitoriosos ex-fumantes, escolhemos, para quem pensa em deixar de fumar, quatro lugares perfeitos em Nova Friburgo para abandonar de vez o cigarro. Ou, pelo menos, por algumas horas.

Jardins do Country:

Com 200 mil metros quadrados perfeitos para encher os pulmões de ar puro, a vegetação, aqui clicada pelas lentes de Regina Lobianco,  faz parte de um conjunto paisagístico de tirar o fôlego, criado e elaborado pelo paisagista francês Auguste François Marie Glaziou. O mesmo da Quinta da Boa Vista, no Rio, e do Jardim da Aclimação, em São Paulo.

________________________________________________

Morro da Cruz:

Um bom teste para seu fôlego de fumante. Com vista total da cidade, está a 1.405 metros de altitude, leva de três a quatro horas de subida, com esforço moderado, fácil orientação e média insolação, segundo o blog Friburgotrekking (de onde foi pinçada a foto). Não possui ponto de água potável em seu trajeto, portanto é importante é se hidratar. No cume existe uma caverna, chamada de Caverna do Eco. O trekking começa na Praça do Suspiro. Suba a rua que passa à direita da Igreja de Santo Antônio e, cerca de 600 metros depois, estará no começo da trilha. Se aguentar, é lógico.

_____________________________________________________

Avenida Comte Bittencourt:

Uma volta pela avenida, a qualquer hora do dia ou mesmo da noite, é uma injeção de ânimo: atletas correndo, pessoas caminhando, se exercitando, passeando os cachorros. Mil vezes melhor e mais saudável do que “tampar” no álcool e no cigarro pelas dezenas de bares espalhados pela vizinhança. E também fonte de inspiração, já que a avenida anda repleta de árvores floridas, como mostra o registro fotográfico de Henrique Pinheiro.

_______________________________________________

Cachoeira Indiana Jones:

Nem pense em levar maço de cigarro. Nem isqueiro. O acesso é delicado, com água pelos joelhos, às vezes pela cintura, no leito do riacho que leva à queda d’água final. Ótima oportunidade para deixar de fumar, nem que seja por algumas poucas de horas de contemplação da natureza.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: