Mata Atlântica

Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Mata Atlântica
Com a Amazônia como centro de debate mundial, a preservação da natureza voltou a ser um tema de debate como não se via desde a cúpula que configurou no Pacto de Paris e/ou na Eco Rio 92. Nova Friburgo tem grande responsabilidade com a Mata Atlântica. A nova folheteria de turismo do município esse patrimônio virou um trunfo.

Preservação e turismo
Durante o Salão do Turismo, um dos materiais de divulgação distribuídos destaca exatamente que Nova Friburgo tem a mata atlântica como destaque. Para além da responsabilidade com sua preservação, essa verdade tem grande alcance turístico e econômico, pela própria beleza dessa natureza tão múltipla, mas também pelo ecoturismo e os esportes de aventura.

Concurso do TJ
Em tempos de escassez de concursos públicos, especialmente no estado do Rio por conta do Regime de Recuperação Fiscal que os proíbe, exceto em casos de reposição de pessoal, qualquer notícia de um novo concurso traz esperança aos concurseiros. Pois o Tribunal de Justiça irá lançar concurso nos próximos meses.

Edital em dezembro ou janeiro
Serão 100 vagas imediatas e formação de cadastro reserva para os cargos de técnico e analista judiciário. O novo certame será publicado no máximo até janeiro. As provas serão realizadas no primeiro semestre de 2020. Exigência de nível médio e superior com salários que variam de R$ 5.610 a R$ 10 mil.

200 mil, quando?
Com a divulgação recente do IBGE do número de habitantes dos municípios volta a velha discussão se Nova Friburgo já não teria atingido a marca de 200 mil moradores. Segundo os dados, a população friburguense cresceu em 547 pessoas em comparação ao ano passado, chagando à marca de 190.631. Nesse ritmo e com a queda de natalidade, Nova Friburgo levaria praticamente duas décadas para chegar lá.

Eleições com dois turnos
Muito se confunde número de moradores com eleitores. A marca de 200 mil moradores eleva a repasses pelo Fundo de Participação, mas a mesma marca não faz o município ter eleição para prefeito em dois turnos. Para ter eleição em dois turnos, Nova Friburgo precisa ter 200 mil eleitores, algo que dificilmente um dia será atingido. Mais fácil seria mudar a legislação alterando para baixo esse número.  

Santa Maria Madalena
A vizinha, não tão vizinha assim, Santa Maria Madalena realiza no próximo fim de semana a 10ª edição da sua já consagrada Festa Literária. É o maior evento do gênero na região. Com shows, exposição, contação de histórias, rodas de leituras e gastronomia, a edição deste ano homenageia a escritora Nélida Piñon, membra da Academia Brasileira de Letras. 

Friburguense
E não se esqueçam: o Friburguense precisa da sua torcida no próximo sábado, 31, às 15h, no Eduardo Guinle. O time de Cadão tem partida decisiva diante do Artsul. Em caso de vitória e dependendo dos resultados da rodada, o time pode reassumir a liderança do seu grupo no returno e figurar pela 1ª vez na competição na zona de classificação geral da competição que dá vaga direto nas semifinais, sem necessidade de conquista de turno.

Palavreando
“Sorrir e chorar faz parte do andar de cada um. Viver é uma escolha única. E, como viver é múltiplo. Será que cada um de nós tem mesmo uma missão?”

 

Foto da galeria
Onde se vai na cidade tem a marca dele. Vários bares e restaurantes e até condomínios tem usado da sua arte para embelezar suas fachadas. Trata-se dos mosaicos feitos por Gerson Portella. Ele junta, com a habilidade de poucos, os fragmentos que formam a figura que se desejar.
Publicidade
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.