Jogos Jurídicos

Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

terça-feira, 09 de abril de 2019

Jogos Jurídicos
A edição 2019 dos famosos Jogos Jurídicos está confirmada para Nova Friburgo. A competição reúne milhares de estudantes de Direito de universidades públicas e privadas de todo o Estado do Rio de Janeiro.

Movimento econômico
Nova Friburgo já recebeu os jogos. A estrutura esportiva do município é um dos atrativos. Os jogos alavancam a economia local, mas em algumas ocasiões também trazem desassossego. Além da parte esportiva, é intensa a agenda de festas e shows musicais. Exceção ou não, é garantia de movimento com tanta gente de fora.

No feriadão de junho
Os Jogos Jurídicos ocorrerão no feriadão de Corpus Christi (20 de junho). Os detalhes de organização já estão em curso.       

Intimidade
Peço licença para falar de algo pessoal. Assim como muitos brasileiros, minha irmã, Glaucia Nogueira, está deixando hoje, 9, o Brasil para morar em Portugal. Ex-professora da Escola de Gastronomia da Universidade Candido Mendes, formada em Gastronomia pela UFRJ e até então Sous Chef do restaurante do Hotel Ipanema Inn, Glaucia embarca para a terrinha em busca de experiência, estudo e oportunidades.

Brasil x Portugal
Muitos friburguenses já fizeram esse caminho. Alguns estão lá até hoje. Um deles é o ex-jogador do Flamengo, Anselmo. Minha irmã, cidadã portuguesa por conta do meu avô paterno que era português nato, desembarca em Lisboa sem passagem de volta.

Oportunidades
A atual situação do Brasil motiva, principalmente os mais jovens, a procurar outros caminhos. A questão pessoal da decisão planejada de algum tempo por parte da minha irmã leva a uma notícia de fato.

A informação
Dados de organismos internacionais apontam um aumento nestes últimos meses de brasileiros indo viver no exterior. Países da Europa (especialmente Portugal), Estados Unidos e Austrália são os destinos preferidos. Muitos, vão sem sequer ter a cidadania, o que gera riscos de extradição.

Cidadania portuguesa
O caso português é o que mais tem chamado a atenção. Inúmeros brasileiros são deportados pela ausência da cidadania. Aliás, a cidadania ficou mais restrita há poucos meses. Quem fez antes não foi atingido pela nova legislação.

Ficou mais difícil tirar a cidadania
Antes, para tirar a cidadania portuguesa bastava ter pais ou avos portugueses natos. Agora, além dessa condição é necessário ter um vínculo comprovado com a comunidade portuguesa. O documento de cidadania portuguesa e passaporte europeu (Portugal faz parte da União Europeia) demora em média um ano após ter sido dado entrada. Antes, no entanto, juntar todos os documentos autenticados pode levar alguns meses.

De volta à intimidade
Eu e minha irmã moramos juntos desde que ela nasceu. São aí quase três décadas de convivência. Com o coração apertado, sei que ela faz a melhor escolha e que a distância de um imenso oceano não nos afasta. Peço que torçam por ela nessa grande jornada. Relembro texto que dediquei a ela em certa ocasião aqui em A VOZ DA SERRA:  “Minha irmã é admitidamente a eterna procura que me faz encontrar tudo o que um irmão busca em uma irmã”. Sucesso, maninha!                   

Está curioso?
E se você está curioso para saber se eu também tenho cidadania portuguesa/europeia, respondo que ainda não. Sem qualquer objetivo de ir para lá, não tirei quando ela passou pelo longo (e que seria para mim) similar processo. Mas com minha irmã lá, só me resta providenciar.

Palavreando
“Velhas práticas não fazem uma nova cidade, tampouco um novo tempo”.

Foto da galeria
“MUITO PRAZER, SOU NOVA FRIBURGO” - Tão importante quanto as paisagens, é conhecer e valorizar quem faz Nova Friburgo ser quem é. Uma das maravilhas dessa cidade é a sua gastronomia. E temos muitos talentos que são friburguenses natos ou por opção. Independente disso, valorizam a marca Nova Friburgo. Esta é Laila, chef do Mamma Laila, restaurante italiano que fica no lago de Lumiar. Bruschetta inesquecível e pratos simples, mas cheios de inspiração. Os mais de dez anos vividos na Itália, possibilitam que Laila traga Roma para Nova Friburgo, com um detalhe exclusivo: o frescor dos tomates e temperos plantados por aqui mesmo. Mais do que as delícias de sua arte, está a sua simpatia e vivacidade! Vale o prato, vale a conversa!
Publicidade
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.