Grandes redes

Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Grandes redes
Sem muito estardalhaço foi inaugurada mais uma grande loja de rede, em Nova Friburgo. Após longas obras de adaptação, a Renner já ocupando um grande espaço no shopping Cadima.

Fast Food
No mesmo shopping mais uma grande marca franqueada estará abrindo nos próximos dias. Será o segundo restaurante da rede Burger King que já tem uma loja em operação no município. Entre as franquias de fast food é a segunda marca a ter duas lojas. A outra é a Subway que mantém restaurante nos dois shoppings de Nova Friburgo. 

Evolução
Desde a chegada pioneira do Mc Donald´s ao município nos anos 90, o Brasil mudou muito, assim como Nova Friburgo. Várias outras franquias se instalaram por aqui e praticamente todas, aparentemente, deram certo. Pelo menos se mantém em funcionamento.

Shoppings
A única que abriu e não prosseguiu foi a unidade da franquia da rede de comida japonesa Koni que funcionava na Rua Farinha Filho. De fast food, foi uma das poucas que optou por abrir na rua e não em um shopping. O Bob´s que havia iniciado as atividades em um posto de gasolina logo se transferiu para um shopping.

Concorrência
A Domino´s é uma das poucas que funciona fora de shoppings centers, até pela natureza do negócio que é mais de entrega do que consumo no interior do estabelecimento. O fato é que se no início muito se debatia se a chegada de lojas de redes era benéfica, hoje não dá nem para abrir essa discussão. Vieram para ficar.

Black Friday
Por falar em negócios, hoje é dia da Black Friday. Imagina este colunista que o comércio esteja mais cheio do que de costume, com consumidores buscando vantagens. Há muito fraude por aí que rende o apelido de Black Fraude. Por isso, toda atenção é pouca.

Fraude
É fake que o termo 'Black Friday' surgiu em alusão a liquidação de escravos. O boato não é novo, mas voltou a ganhar força nas redes sociais, neste ano, sugerindo boicote dos consumidores. O primeiro registro do uso do termo nos Estados Unidos data de 24 de setembro de 1869, seis anos depois da abolição da escravidão no país. Não há, portanto, nenhuma evidência que sustente a ideia de que a tradição deriva do tráfico de escravos.

A caminho
No Brasil, a Black Friday ocorre desde 2010. Está ainda longe de ser como a liquidação dos EUA. Mas desde que chegou por aqui, melhorou muito. A primeira versão brasileira foi exclusivamente online. Posteriormente, deu lugar a descontos em setores generalizados, até mesmo em instituições financeiras, que oferecem neste ano descontos em investimentos e renegociação de dívidas.

Simpósio
1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Em Nova Friburgo será realizado através do Sesc o 1º Simpósio Municipal sobre HIV que ocorrerá na próxima terça-feira, 3. Especialistas discutirão sobre prevenção, diagnóstico, tratamento e metodologias educacionais para profissionais de saúde.

Aids e HIV
Infelizmente, a maioria das pessoas ainda desconhece que Aids e HIV são coisas diferentes. HIV é o vírus causador da Aids e nem todo portador de HIV tem a Aids que só se desenvolve na falta do tratamento que quanto mais precoce, menos problemas traz. No Brasil, a infecção pelo agente viral aumentou 21% de 2010 para cá, alcançando sobretudo jovens entre 20 e 24 anos. Já a incidência de Aids, no mesmo período, diminuiu 15%.

Um dos poucos do Brasil
Uma boa notícia no tema para Nova Friburgo é que o município está entre os 82 do país que ganhou o certificado de eliminação da transmissão vertical (de mãe para filho) do vírus HIV. A cidade alcançou a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de reduzir a quase zero o total de bebês soropositivos.

700 infectados
Desde 2005, nasceram 130 bebês de mães com HIV em Nova Friburgo e nenhum deles se infectou com o vírus. De acordo com programa DST-Aids local, tem acompanhamento aproximadamente 700 pessoas portadoras do vírus HIV na região que engloba além de Nova Friburgo, municípios do Centro-Norte fluminense. Cerca de 60% homens e 40% mulheres. Uma tarefa difícil é educar para acabar com o grande preconceito que ainda existe com o HIV e a Aids.

Bete Lontra
O Hotel Fabris tem obtido sucesso com o seu espaço de pub e wiskeria que sempre se soma a uma exposição artística. Hoje, 29, às 19h, será aberta a primeira exposição individual da artista plástica Bete Lontra que apresenta várias de suas telas, em diversas técnicas, na exposição Vivenciando Arte. Os trabalhos ficam expostos no espaço até o fim do ano, sempre das 16h às 22h. 

Palavreando
“Peço, só peço o direito de ser eu. Respeitar seu direito de ser você. Abandonei o julgamento e me faço vigilante para não ser algoz do perdão”

Foto da galeria
A mais nova obra do jornalista, escritor, dramaturgo e roteirista, David Massena, chega à capital fluminense. “Zuzu”, dedicado ao público infanto-juvenil, será lançado neste sábado, 30, na livraria Blooks, no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo. O evento contará com a presença de diversas personalidades de nível nacional, entre as quais, familiares da estilista Zuzu Angel. Este é o 5º livro do amigo David Massena.
Publicidade
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.