Congresso nacional em Nova Friburgo

Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Congresso nacional em Nova Friburgo
Nova Friburgo foi escolhida para sediar o 10º Congresso Brasileiro de Termodinâmica Aplicada (CBTermo). Paralelo ao evento, que é o maior do gênero no país, acontece a 6ª Escola de Termodinâmica.

Cientistas de todo o Brasil
O evento, previsto para novembro, congrega pesquisadores e profissionais que atuam no desenvolvimento e na aplicação da Termodinâmica em áreas de interesse científico, tecnológico e industrial. Criado por pesquisadores atuantes na Engenharia Química, ao longo do tempo, acabou se estendendo a profissionais da Física, Biologia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Mecânica e outras.

Uerj
O 10º Congresso Brasileiro de Termodinâmica será realizado entre os dias 3 e 8 de novembro, com a oferta de cursos da Escola de Termodinâmica. Nova Friburgo foi escolhida por vários motivos, mais destacadamente pela atuação da Uerj no município que tem um dos melhores cursos de Engenharia Mecânica do país, tanto na graduação, como nos cursos de pós.

Centro de convenções
Tem sido corriqueira a escolha de Nova Friburgo como sede de congressos, seminários e fóruns de nível estadual e nacional. O fato chama a atenção para um tema totalmente esquecido: o centro de convenções.

Cadê?
Anunciado com toda a pompa e até com direito a concurso para escolher o projeto arquitetônico, a previsão era de que o Centro de Convenções de Nova Friburgo fosse erguido em Conquista, ao lado da Ceasa, para ser entregue em 2015. Ou seja, estaria hoje em pleno funcionamento.

Histórico do que aconteceu
O projeto executivo custou R$ 1,1 milhão. A obra foi orçada em R$ 10,8 milhões à época, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O concurso nacional para a escolha do projeto arquitetônico, organizado pelo Instituto Brasileiro de Arquitetura (IAB), definiu o projeto entre mais de 100 propostas. O escritório Estúdio 41 Arquitetura, de Curitiba, foi o vencedor e, inclusive, foi premiado.

Pacote não vingou em três cidades
O complexo cultural de Nova Friburgo teria capacidade para 1,5 mil pessoas. Além de Nova Friburgo, o pacote previa centros em Cabo Frio e Paraty. Nenhuma das três cidades têm hoje seus centros de convenções e nada mais se falou sobre o assunto.

Após a euforia
O sonho do centro de convenções remete à década de 80 e nunca esteve tão perto de sair do papel como nesse projeto iniciado em 2006. Duas perguntas, no entanto, não calam: o que aconteceu com os recursos? E, se o centro de convenções estivesse em funcionamento estaria plenamente em movimento ou seria apenas mais um elefante branco? 

Chegou a hora
Em recente entrevista, questionado pelo baixo público dos jogos do Friburguense na Série B, o técnico Cadão disse que o público chega junto quando a fase é boa. A fase do time melhorou e muito, então chegou a hora do público comparecer.

Confiança em alta
Eis, então, uma ótima oportunidade. Neste sábado, 17, o Friburguense recebe o Nova Cidade, às 15h, no Eduardo Guinle. A média de público não tem chegado a 300 torcedores. Hora de ter pelo menos o dobro. O Friburguense tem 100% de aproveitamento neste 2º turno e ocupa a quarta posição na classificação geral.

Carnaval 2020
A Unidos da Saudade lança neste domingo, 18, o seu enredo para o carnaval 2020. O evento conta com feijoada e participação de escolas do Rio de Janeiro. Nas redes sociais, a agremiação fez uma brincadeira com seus torcedores. Um jogo de caça palavras antecipa o nome do enredo. Algumas das palavras são: mãe, santa, deusa, sabedoria, riqueza e carnaval. E aí, qual o enredo? 

Mais carnaval
Também neste domingo, a Alunos do Samba se movimenta. A azul e branco de Conselheiro Paulino vem fazendo um trabalho de resgate de sua comunidade e vai promover a Feijoada dos Amigos. No cardápio, além da iguaria brasileiríssima, pagode, bingo e apresentação de segmentos da agremiação, atual vice-campeã do carnaval friburguense.

Palavreando
“Há mais covas e gente enterrada fora dos cemitérios do que nos próprios cemitérios. Vivos mortos”.

 

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.