Comércio no fim de ano

Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

quarta-feira, 04 de dezembro de 2019

Comércio no fim de ano
Conforme A VOZ DA SERRA informa nesta edição, na página 2, foi dada a largada para o horário estendido de funcionamento do comércio em Nova Friburgo. Desde a última segunda-feira, 2, até a véspera de Natal, dia 24, o comércio pode abrir pela manhã às segundas e também aos domingos deste mês. Para quem compra, mais chances para escolher e comprar os presentes. Para quem trabalha, período cansativo, sem qualquer folga por mais de 20 dias.

Optativo
Lembrando que tudo isso deriva de acordo entre os sindicatos patronal e de funcionários com o pagamento das horas extras. As lojas têm a opção de estender ou não os horários e os dias de funcionamento. Anos anteriores demonstram que muitos lojistas optam pela extensão do horário na reta final, nos dez dias anteriores ao Natal.

Shoppings
Os dois shoppings da cidade pouco alteram as suas rotinas no período natalino, já que seus horários de funcionamento já são mais extensos e geralmente as lojas possuem dois turnos. Geralmente funcionam de 10h às 22h de segunda à sábado. No Natal, apenas aumentam esse horário aos domingos que antecedem a data já que no primeiro dia da semana comumente abrem mais tarde.

E se fosse seu filho
Depois da campanha Laço Branco, que mexeu com  muita gente e movimentou redes e rodas de conversa, Nova Friburgo deve entrar de cabeça agora em outra campanha, ainda inédita no município. Trata-se da mobilização #eSeFosseSeuFilho.

Campanha inédita
O movimento começou a surgir em 2016, quando uma mãe com um filho com deficiência criou um grupo de Whatsapp com outras mães que têm filhos com alguma deficiência. Neste grupo, as mães trocam experiências sobre deficiências, inclusão e divulgam eventos sobre esses assuntos.

Experiência própria
Em setembro do ano passado, uma das mães usou o grupo para relatar um episódio problema com seu filho na escola onde ele estuda, quando alguns pais pediram à direção do estabelecimento que a criança fosse afastada. Daí surgiu a hashtag #eSeFosseSeuFilho.

Ação
Elas resolveram então sair do virtual e agir. A campanha tem tido adesão espontânea de várias famílias, inclusive de famosos contando as suas experiências. Muitos depoimentos emocionam e acabam por sensibilizar.

Nobre causa
Em Nova Friburgo, o ponto de partida será neste sábado, 7, às 10h, quando a OAB receberá a advogada Danyelle Pacheco, presidente da comissão de Direitos Humanos da Pessoa com Deficiência. A entrada será um quilo de alimento não perecível e a realização é do movimento “Qual a diferença?”.  

150 anos
O dia 8 de dezembro é uma data marcante para a Diocese de Nova Friburgo que neste ano celebra os 150 anos de inauguração da Catedral Diocesana de São João Batista. Para a Igreja Católica dia também de celebrar Nossa Senhora Imaculada Conceição.

Dom Orani em Friburgo
O bispo diocesano de Nova Friburgo Dom Edney Gouvêa Mattoso receberá na cidade o cardeal Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro em missa festiva, às 9h, para, juntos, abençoarem os 150 anos da catedral friburguense.

Palavreando
“As pessoas procuram, procuram e procuram, mas não acham, porque em verdade não sabem o que procuram. É quando, de repente, o que não procuravam as encontra”.

Foto da galeria
A campanha Laço Branco termina nesta semana. Além da adesão nas redes sociais, contou com um ato na Praça Dermeval Barbosa Moreira. Porém, a campanha de conscientização é constante. Praticamente todos os índices de violência contra as mulheres aumentaram do ano passado para este, desde estupros ao feminicídio. E os dados são, certamente maiores, uma vez que muitos casos de agressão não entram nas estatísticas por não serem denunciados. Como jornalista, fiz parte da campanha, mas independente de profissões ou gênero, é aberto a todos estar nessa luta pelas mulheres, sem que os homens tomem o lugar de fala delas.
Publicidade
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.