Mountains 2018

Renata de Rivera

Meu Bairro Sustentável

O projeto do núcleo Meu Bairro+200 idealizado por Renata de Rivera visa tornar Nova Friburgo uma cidade sustentável. Sua coluna traz dicas de ações por uma cidade mais limpa, com menos lixo e poluição e uma vida mais saudável.

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Está sendo realizado até a próxima sexta-feira, 14, em Nova Friburgo o evento Mountains 2018, que é constituído pelo III Workshop sobre o Desenvolvimento Sustentável em Ambientes de Montanha, além da II Conferência Internacional sobre Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável em Regiões de Montanha.

O objetivo do workshop que teve sua primeira série em 2016 em Bragança, Portugal, é apresentar e discutir iniciativas que visam à gestão sustentável dos ambientes de montanha, envolvendo os diversos atores que atuam nesses espaços, além de discutir questões relacionadas à conexão entre o conhecimento científico e a tomada de decisões, incluindo as perspectivas para ampliar e disseminar o conhecimento sobre o tema da gestão sustentável e integrada dos ambientes de montanha.

O Mountains, além de fortalecer o intercâmbio entre pesquisadores e instituições de pesquisa de montanha nos países de língua portuguesa (que foi um dos marcos do evento em 2016, com o lançamento da Rede de Investigação de Montanha da Lusofonia - LuMont o intercâmbio entre os países de língua portuguesa), também objetiva, agora em 2018, ampliar o intercâmbio entre os países da América Latina e do Caribe.

Excursões técnicas

Uma das grandes atrações do Mountains, a excursão técnica, mostrará experiências sustentáveis em ambientes de montanha. Cada excursão com, no máximo 30 pessoas, será realizada entre 8h e 18h. As inscrições podem ser realizadas no endereço eletrônico http://www.mountainsbr.com/PT. Ao realizar a inscrição o participante pode indicar três excursões das quais gostaria de participar, sendo que será possível fazer parte de apenas uma das indicadas. As excursões estão divididas nos seguintes temas:

- Estratégias agroecológicas: agricultura orgânica, socioagrobiodiversidade, educação do campo e turismo, com ênfase na produção de hortaliças, produtos locais alimentares tradicionais, pedagogia da alternância (metodologia aplicada pelo Instituto Bélgica – Nova Friburgo) e turismo rural e de aventura, associados à truticultura e produção de lúpulo para cerveja artesanal.

- Agricultura familiar: estratégias de cadeias de comercialização longas e curtas, com destaque para a produção diversificada de hortaliças e no turismo rural.

- Sistemas agroflorestais e fruticultura orgânica: estratégias produtivas e de mercado associadas à agroindústria e ao turismo rural.

- Releitura da tradição: pecuária leiteira com base em sistema silvipastoril, cafeicultura e produção de cachaça associada ao turismo rural e histórico.

- Produção animal e agregação de valor: experiências com truticultura e caprinocultura, com ênfase na agroindustrialização e no mercado.

- Uso sustentável e serviços ecossistêmicos: produção de mudas de espécies arbóreas nativas para utilização na recuperação de áreas do bioma Mata Atlântica, artesanato com utilização de recursos naturais locais e produção de mel.

- Visitação em área de proteção ambiental: a experiência do Parque Estadual dos Três Picos com gestão da visitação de caminhadas em áreas de Mata Atlântica e aspectos da geração de renda para populações locais. Esta excursão será com caminhada moderada de aproximadamente dois quilômetros.

- Gestão de áreas de risco ambiental e recuperação de áreas degradadas em espaços montanhosos urbanos e rurais: técnicas utilizadas na recuperação de áreas degradadas, em Nova Friburgo e Teresópolis, depois dos deslizamentos de terra ocorridos em janeiro de 2011.

Organização e apoio

Organizado por instituições do Brasil, Portugal e Escócia, o Mountains 2018 conta com apoios nacionais e internacionais, relacionadas ao tema de montanha. Há a expectativa de reunir um público superior a 200 participantes oriundos de diversos países. Desejamos que esta edição do Montains seja um sucesso e que atinja seu objetivo de ser um marco para o Brasil, além de representar fortes indicações para uma plataforma de políticas públicas voltadas para um desenvolvimento harmonioso nos ambientes de montanha.

Calendário do evento

Hoje, 11: III Workshop sobre Desenvolvimento Sustentável em Ambientes de Montanha. É o Dia Internacional das Montanhas.

Amanhã, 12: Excursões técnicas

Quinta, 13, e sexta-feira, 14: II Conferência Internacional sobre Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável em Regiões de Montanha

Saiba Mais sobre o Mountains 2018 em www.mountainsbr.com/pt

Frase da semana
“Só quando a ultima árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não pode comer dinheiro”
Provérbio indígena

Calendário Verde - Dezembro
10 – Dia Internacional dos Povos Indígenas
19 – Aniversário da Agência Nacional de Águas (Ana)

Seja um parceiro do Meu Bairro Sustentável
Contatos: 22 999383408
e-mail:meubairrosustentavel@outlook.com
facebook.com/meubairrosustentavel
acebook.com/disqueoleousado       
Youtube- MBS - Meu Bairro Sustentável

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Renata de Rivera

Meu Bairro Sustentável

O projeto do núcleo Meu Bairro+200 idealizado por Renata de Rivera visa tornar Nova Friburgo uma cidade sustentável. Sua coluna traz dicas de ações por uma cidade mais limpa, com menos lixo e poluição e uma vida mais saudável.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.