Ano Novo, hábitos novos

Renata de Rivera

Meu Bairro Sustentável

O projeto do núcleo Meu Bairro+200 idealizado por Renata de Rivera visa tornar Nova Friburgo uma cidade sustentável. Sua coluna traz dicas de ações por uma cidade mais limpa, com menos lixo e poluição e uma vida mais saudável.

quinta-feira, 03 de janeiro de 2019

Aproveitando esse momento oportuno, seguem algumas sugestões para que você possa incluir na sua lista de desejos para 2019. Algumas simples, outras mais complexas, cada um pode elaborar dentro de suas possibilidades. Quem já pratica o básico pode se comprometer um pouco mais e dar um tom de complexidade a essa nobre rotina.

Gestão dos Resíduos

Básico - separar em 3 frações: recicláveis, orgânicos e rejeitos (aquilo que não se pode reciclar e que a única opção é o aterro sanitário). Não se esqueça é claro, do óleo de cozinha usado, que deve ser colocado em uma garrafa pet bem fechada.

Intermediário - Se você já pratica o básico, então pode começar a compostar seus resíduos orgânicos, através de um sistema simples utilizando uma composteira doméstica. Se você quiser dicas de como fazer uma composteira ou onde adquirir uma, entre em contato conosco que lhe indicaremos parceiros que podem fornecer-lhe o produto (ou ensinar a fazer um).

Avançado - Se você já segrega em 3 frações e composta os orgânicos, proponha então aos seus vizinhos ou amigos que façam o mesmo. Se você, por exemplo, mora em um condomínio, fica ainda mais interessante propor a coleta seletiva. Já se você for um empresário, pode implantar a coleta seletiva na sua empresa. De ambas as formas é muito interessante, porque, além de praticar o correto, ainda pode gerar um recurso financeiro com a venda desses resíduos.

Obs: caso você queira dicas sobre como e onde destinar seus resíduos sólidos e o óleo, entre em contato conosco que auxiliamos você.

Água e Energia

Básico - Troque suas lâmpadas incandescentes por lâmpadas econômicas de led, tente economizar água em suas descargas (uma garrafa pet cheia com dois litros dentro da caixa pode ajudá-lo nessa tarefa), verifique a borracha da sua geladeira (coloque por exemplo uma folha de papel e feche a porta, se a folha não ficar presa, está na hora de trocar a borracha). Tente evitar deixar luzes acesas dos ambientes que não estão sendo utilizados, procure lavar o máximo de roupas cada vez que for utilizar a máquina de lavar.

Intermediário - Procure opções para clarear sua residência com mais iluminação natural.  Aproveite suas calhas e capte água da chuva. Durante os meses chuvosos você terá um excelente recurso de água para molhar suas plantas, lavar seu carro, o quintal, trocar a água do seu aquário e outros. Procure comprar alimentos produzidos mais próximo à sua cidade, dessa forma ajudará economizar com o transporte.

Avançado - Se planeje ao longo do ano para implantar painéis solares em sua casa ou empresa. Se puder implante também uma cisterna para armazenar maior quantidade de água da chuva. Mude o seu sistema hidráulico, a fim de utilizar a água da pia para encher a caixa da descarga. Tente manejar a água cinza (sobra da máquina de lavar e pia, cozinha) para fins mais inteligentes que apenas o seu descarte no sistema de esgoto.

Um sonho

Plante árvores, deixe o carro em casa, faça caminhadas ou ande de bike, evite usar descartáveis, plante seu alimento, sempre que possível coma orgânicos, faça piqueniques, inove em suas festas (já pensou em fazer a próxima festa sem gerar resíduos e ainda oferecer uma alimentação saudável, ao invés de doces e refrigerantes?), pratique os 5r’s (reciclar, reutilizar, repensar, recusar, reduzir) e, por último, use seu poder de transformação, o consumo consciente.

Desejo-lhe um 2019 repleto de boas realizações!

Seja um parceiro do Meu Bairro Sustentável.
Contatos: 22 999383408 -  e-mail:meubairrosustentavel@outlook.com
facebook.com/meubairrosustentavel
facebook.com/disqueoleousado
Youtube- MBS - Meu Bairro Sustentável

Publicidade
TAGS:

Renata de Rivera

Meu Bairro Sustentável

O projeto do núcleo Meu Bairro+200 idealizado por Renata de Rivera visa tornar Nova Friburgo uma cidade sustentável. Sua coluna traz dicas de ações por uma cidade mais limpa, com menos lixo e poluição e uma vida mais saudável.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.