A friburguense Janine Bastos

quinta-feira, 29 de junho de 2017
Foto de capa
Janine Bastos (Foto: Arquivo pessoal)

Ex-comissária de bordo, cineasta de paixão. Formada em cinema pela universidade Estácio de Sá, a friburguense Janine Bastos, radicada no Rio de Janeiro, trabalha como produtora cinematográfica. Após 30 anos de voo, a ex-comissária retornou ao sonho do cinema na função de produtora e já está na sua quarta empreitada cinematográfica.

Filha do querido Paulo Jordão Bastos, o imortal da Academia Friburguense de Letras e ex-presidente da entidade, a ilustre friburguense é figurinha carimbada pelas nossas ruas. Tomar um café ou mesmo um chopp no Bar América ao seu lado são acontecimentos extremamente prazerosos e enriquecedores. Paulo possui carreira profissional extensa e variada, como por exemplo: graduação na Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo (Fonf) e a longa atuação como professor do antigo colégio Nova Friburgo, ambiente de alto padrão educacional e disputado por alunos de todo o estado.

Com tanta ebulição de cultura em sua casa, no Centro, e como aluna no Colégio Nova Friburgo, logo se interessou pela arte do cinema. A evolução profissional não tardou, participou de produções de grandes festivais pelo mundo. Como o importante “LABRFF - Los Angeles Brazilian Film Festival”, além do “Festival Internacional Pequeno Cineasta”, um dos mais respeitáveis do Brasil. Nos filmes, trabalhou na produção de casting do longa-metragem “Solteira Quase Surtando”, de Caco Souza, que estreia ainda este ano, e três curtas-metragens. Seu último trabalho está fresquinho: tomou a rédea de tudo e atuou como produtora no “Escolhas”, de direção do talentoso amigo Ivann Willig, com as atrizes Carolina Kasting e Tuna Dwek.

A querida Janine não poderia ter tido outro caminho profissional. Expande sua linda sensibilidade com a arte e encanta a qualquer um no primeiro contato. Hoje, ela consegue se dedicar totalmente ao cinema. As suas horas de voos deixaram de ser meramente profissionais para se tornarem uma ponte entre os inúmeros festivais de cinema e set de filmagem. Cada vez mais se envolve em grandes produções e acumula experiências para além dos livros. Há o desejo da cineasta em retornar a sua cidade natal com uma produção de grande porte sobre o Colégio Nova Friburgo. Janine estará na cidade durante o inverno para planejar seus projetos, e vamos torcer para que permaneça em definitivo.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.