Confiança do comércio

sábado, 28 de outubro de 2017

Confiança do comércio

 A confiança do comércio no Brasil atingiu em outubro a máxima desde meados de 2014 em um ambiente de inflação e juros baixos, indicando recuperação do setor, de acordo com Fundação Getúlio Vargas (FGV). O Índice de Confiança do Comércio (Icom) do Brasil teve avanço de 3,3 pontos em outubro e chegou a 92,5 pontos, segunda alta seguida e o maior nível desde agosto de 2014.

*****

"A expressiva alta do Icom nos últimos dois meses e o registro de seu maior nível desde 2014 reforçam a percepção de que o efeito da crise política de maio passou completamente", afirmou o coordenador da Sondagem do Comércio da FGV/Ibre, Rodolpho Tobler. Ele ressalta que a recuperação é influenciada pela inflação baixa e pela redução das taxas de juros, sendo que "o movimento sugere que o segmento segue em recuperação lenta", completou.

Imposto de Renda dos professores

Professores passam a ter prioridade para recebimento da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), após os idosos, segundo a lei 13.498, publicada no Diário Oficial da União e sancionada pelo presidente Michel Temer. A decisão altera a lei 9.250, de 26 de dezembro de 1995, e estabelece a ordem de prioridade para recebimento da restituição do IRPF.

Saque do PIS/Pasep

Uma nova redução da idade mínima para o saque do PIS/Pasep poderá injetar até R$ 14 bilhões a mais na economia no ano que vem. A possibilidade de uma segunda rodada de saque no primeiro trimestre de 2018 faz parte das medidas em estudo no governo para ajudar na retomada da economia, como ocorreu com o saque das contas inativas do FGTS.

Reservatórios preocupam

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, disse na quinta-feira, 26, que a situação dos reservatórios das hidrelétricas é “preocupante”, mas destacou que não há risco de apagão no país. “Não tem risco de desabastecimento, mas a gente já vem dizendo há algum tempo que o problema é o preço da energia que tem subido”, afirmou o ministro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou proposta de reajuste de quase 43% sobre o atual valor da bandeira tarifária vermelha patamar 2, a mais cara do sistema, cobrada sempre que as usinas térmicas mais onerosas precisam ser mantidas em operação para suprir a alta demanda de consumo de energia. 

Desconto do IR para idosos

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara aprovou o projeto de lei 7898/10, do deputado Manoel Júnior (PMDB-PB), que permite a aposentados e pensionistas com 60 anos ou mais deduzir do Imposto de Renda as despesas com medicamentos para uso próprio.

Pelo texto, o gasto deverá ser comprovado com receituário médico e nota fiscal em nome do beneficiário. A proposta altera a lei 9.250/95, que trata do Imposto de Renda, na parte que lista as deduções possíveis. Atualmente, podem ser deduzidos da declaração pagamentos efetuados a médicos e dentistas e a outros profissionais da saúde, entre outras despesas.

Reforma ajuda candidatos

O ministro da Fazenda, Henrique Meireles, afirmou que o momento atual é favorável para aprovar a reforma da Previdência, principalmente para os partidos que pretendem estar no poder em 2019. “É interesse de todas as áreas políticas a aprovação da reforma da Previdência agora, neste governo, porque todos aqueles partidos que aspiram estar no poder em 2019, estarão muito melhor, se a reforma da Previdência já tiver sido aprovada”.

*****

Na avaliação de Meirelles, os parlamentares que votarem a favor da reforma da Previdência poderão usar isso como plataforma eleitoral para a campanha de 2018. “Na medida em que a votação dessas reformas e o avanço da economia levam à criação de empregos e à inflação mais baixa, constata-se uma melhora do padrão de vida de todos. Acredito que isso é uma excelente plataforma eleitoral para todos os parlamentes que aprovam o governo”.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.