Friburgo vai ter bicicletada por ciclovias no 7 de setembro

Grupo espera fazer desfile com mais de 200 ciclistas e vai recolher alimentos não perecíveis. Pedalada deve ir da Prefeitura até Conselheiro
terça-feira, 05 de setembro de 2017
por Alerrandre Barros
Grupo de ciclistas na Praça (Arquivo AVS)
Grupo de ciclistas na Praça (Arquivo AVS)

 

 

Ciclistas vão participar do desfile de 7 de setembro, feriado nacional pela Independência do Brasil, em protesto pela construção de ciclovias em Nova Friburgo. Eles vão partir às 10h, de frente da sede da prefeitura, na Avenida Alberto Braune, e vão seguir até o Centro de Turismo, na Praça Dermeval Barbosa Moreira.

“Estimamos que mais de 200 ciclistas vão participar do ato. Pedimos que quem for participar leve um quilo de alimento não perecível. A princípio, será até o Centro de Turismo, mas podemos estender o percurso, depois do desfile, até o distrito de Conselheiro Paulino”, disse o ciclista Arnoldo Borges.

No fim de agosto, o grupo realizou um ato, com uma faixa e placas de sinalização na Praça Marcílio Dias, rotatória do Paissandu, para pressionar o governo pelas prometidas ciclofaixas no eixo que liga Conselheiro Paulino a Olaria e em outras regiões da cidade.

Em maio passado, mais de 300 ciclistas pedalaram do Centro até Conselheiro e Olaria em protesto e entregaram um abaixo-assinado ao prefeito Renato Bravo.

O governo municipal tem um projeto de ciclovias orçado em R$ 5 milhões para cidade. Faltam, no entanto, recursos para realizá-lo. Como A VOZ DA SERRA revelou no mês passado, metade desse valor já teria sido garantido pela vereadora Vanderleia Lima (DEM), através de uma emenda do deputado federal Sóstenes Cavalcante (DEM). O dinheiro só deve ser liberado no próximo ano.

A comissão da Câmara que acompanha o caso realizou nos últimos dois meses audiência públicas para viabilizar o projeto. O especialista em mobilidade urbana Rivail Gripp participou de uma delas e apresentou um planejamento de ciclovias, com modelos observados e em funcionamento em Rio das Ostras. Uma cópia foi entregue ao prefeito Renato Bravo e na Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu).

“Estou aguardando uma reunião com o governo para tratar do assunto. É importante que o governo faça um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, que inclua as ciclovias, e que seja debatido com a sociedade. Para que assim possam ser identificados os principais gargalhos no trânsito e demandas da população que utiliza e conhece bem as vias da cidade”, disse Gripp.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade