Bicicletada reúne centenas de participantes neste feriado

Movimento reivindica a criação de ciclovias no município
segunda-feira, 01 de maio de 2017
por Karine Knust
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

“Ciclovia já!” Esse foi o lema da bicicletada realizada em Nova Friburgo na manhã desta segunda-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador. De acordo com os organizadores, mais de 300 ciclistas participaram do evento, que percorreu diversos trechos importantes da cidade com o intuito de sensibilizar as autoridades sobre a necessidade de criação de ciclovias no município.

A bicicletada começou por volta das 8h, no centro da cidade, e seguiu em direção ao distrito de Conselheiro Paulino, retornando em seguida aos bairros Centro e Olaria — locais onde, de acordo com estudos, se faz ainda mais necessária a implementação de um projeto cicloviário. O término da bicicletada aconteceu por volta das 11h30 no Centro de Turismo, onde houve discurso e foto oficial. Dois carros de resgate e uma van de apoio acompanharam a mobilização.


(Foto: Henrique Pinheiro)

O aposentado Nery de Sá, de 75 anos, ganhou sua primeira bicicleta aos 14 anos. “Sempre andei de bicicleta e há pouco tempo vendi meu carro. Andar de bicicleta é muito bom, é o melhor esporte. Mas sem ciclovia é muito perigoso, só dá para a gente andar pela Via Expressa mesmo”, afirma ele, acrescentando que “o vovô aqui quer ver a ciclovia pronta antes de morrer”.

“Muita gente gosta de praticar o esporte, mas não anda de bicicleta porque não tem um lugar seguro para isso. Precisamos competir com pedestres, motoristas, e isso é péssimo. A ciclovia é uma questão de necessidade”, afirma o ciclista Leandro da Silva, de 30 anos.

De acordo com um dos organizadores do evento, Arnoldo Borges, o objetivo é tornar o evento ainda mais frequente. “Estamos planejando repetir a bicicletada no feriado de aniversário da cidade, 16 de maio, e quem sabe fazer um movimento desses pelo menos uma vez ao mês.”


(Foto: Henrique Pinheiro)

Aprovado pela gestão anterior, o projeto que pretendia finalmente tirar do papel o sonho da construção de ciclovias pela cidade ficou ainda mais longe de se tornar real quando o Município perdeu a verba federal de mais R$ 2 milhões destinada ao empreendimento, porque o projeto não foi apresentado no prazo previsto.

Em nota enviada na última semana, o governo municipal afirmou que possui um atual projeto de ciclovias, que será colocado em prática assim que possível, levando-se em conta a capacidade econômica e estrutural do município.


(Foto: Henrique Pinheiro)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: bicicletada | ciclismo
Publicidade