Feira da Promoção Sustentável

terça-feira, 03 de abril de 2018

É com imenso prazer e satisfação que inicio mais uma coluna com boas notícias. A novidade da semana é que o programa Meu Bairro Sustentável foi convidado pela Teia de Eventos, a levar sustentabilidade à Feira de Promoção de Nova Friburgo (Fepro), que começa amanhã, 4, no Country Clube, e a demais eventos a serem realizados.

Destacam-se duas boas notícias derivadas dessa parceria: a primeira indica o caminho de mudanças e renovação de uma perspectiva empresarial em Nova Friburgo,  cada vez mais engajada em atitudes sustentáveis. A segunda é o resultado desse engajamento, ou seja, oferecer ao público friburguense e também aos turistas, a possibilidade de se envolver e praticar atitudes sustentáveis.

Nossa proposta será promover mudanças progressivas. Neste primeiro evento (a Fepro), planejamos destinar a um reciclador credenciado a coleta dos resíduos recicláveis produzidos já na montagem dos stands, absorvendo para a reciclagem toda produção de plástico e papelão entre outras categorias, do que seria descartado.

Já durante a feira que vai até o próximo domingo, 8, disponibilizaremos ao público, opções para a  coleta seletiva, envolvendo os participantes do evento no dilema das atitudes sustentáveis versus a “despreoculpabilidade” com o meio ambiente e a promoção da dignidade da pessoa humana. Nossa intenção será possibilitar uma destinação mais inteligente dos resíduos que serão produzidos, como plástico, papel, metal e orgânicos.

Reciclagem de óleo                                                                                                             

Para a gastronomia, nosso objetivo é disponibilizar coleta de óleo vegetal usado na produção da alimentação. E para você que tem uma garrafa de óleo guardada em casa, e não sabe onde descartá-lo, coloque-o em garrafas pet bem fechadas e limpas e leve-o para a Fepro. Vale a pena lembrar que todo esse óleo vegetal usado será destinado para empresas licenciadas que darão destinação para este resíduo tão deletério se descartado incorretamente.

Oficinas

Nos propomos a realizar oficinas de compostagem, coleta seletiva, orientações sobre o descarte de resíduos como o óleo de cozinha, entrega do Guia de Consumo consciente entre outras atividades.

Tubetes com sementes de flores

E para fechar nossa participação no evento, parte do público que passar pelo stand do Meu Bairro Sustentável, também poderá testar seus conhecimentos sobre a sustentabilidade e caso sejam bem sucedidos poderão levar para casa uma singela lembrança contida na beleza da margarida africana.

A proposta desta ação em parceria com a Teia de Eventos será envolver o participante desta edição da Fepro no cuidado com o meio, incentivando-o a plantar as sementes da margarida, em locais públicos, de preferência no entorno de seu trabalho ou de sua residência, florindo a cidade para o seu aniversário de 200 anos. Ao final dos cinco dias da Feira de Promoção, parte do valor arrecadado com a coleta dos resíduos será destinado ao Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje).

O que você leitor achou desta iniciativa da Teia de Eventos e do novo formato da Fepro? Você tem alguma dica para tornar esse e outros eventos de Nova Friburgo mais sustentáveis?

Você já está concorrendo ao sorteio de uma linda composteira domestica? Não perca essa oportunidade. O sorteio será dia 16 de maio. Basta apenas acessar o link da coluna da semana passada no site de A VOZ DA SERRA (https://avozdaserra.com.br/colunas/meu-bairro-sustentavel/eu-quero-compostar) ou acessar nossa página do facebook (facebook.com/meubairrosustentavel) e comentar: #Meu Bairro Sustentável, “Eu Quero Compostar”.

Seja um parceiro do Meu Bairro Sustentável
Contatos: 22 999383408
e-mail:meubairrosustentavel@outlook.com
facebook.com/meubairrosustentavel
facebook.com/disqueoleousado

TAGS:

Renata de Rivera

Meu Bairro Sustentável

O projeto do núcleo Meu Bairro+200 idealizado por Renata de Rivera visa tornar Nova Friburgo uma cidade sustentável. Sua coluna traz dicas de ações por uma cidade mais limpa, com menos lixo e poluição e uma vida mais saudável.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.