Flinf rolé

David Massena

David Massena

David estreou nas colunas sociais ainda na década de 70. É jornalista, cerimonialista, bacharel em Direito, escritor e roteirista. Já foi ator, bailarino, e tantas coisas mais, que se tornou um atento observador e, às vezes, crítico das coisas do mundo.

sábado, 14 de outubro de 2017

Pinçado da internet

“A criança é o amor feito visível”

Renovação (1)

E já que a cidade pretende ser polo de audiovisual, a discussão sobre a renovação da Lei do Audiovisual, no Congresso, chegou a um impasse, o que é de interesse de todos.

Duas emendas apresentadas ao projeto permitem que benefícios fiscais se estendam a obras videofonográficas musicais.

Os videoclipes.

Renovação (2)

O deputado Otávio Leite, do Rio de Janeiro, autor das emendas, diz que os profissionais que produzem os videoclipes são muitas vezes os mesmos que fazem cinema.

O que não é mentira. Inclusive produtoras.

Mas o Ministério da Cultura ainda analisa os efeitos práticos da proposta que tem gerado grandes discussões.

Renovação (3)

Para os mais radicais, (sim, eles existem), as emendas interferem na função da lei do audiovisual, que é fomentar o cinema e outras obras audiovisuais.

Eles afirmam que os videoclipes são produtos de marketing da indústria fonográfica.

E comparam, com ironia, videoclipes a ultrassonografias e sistemas de vigilâncias, como possíveis linguagens audiovisuais que seriam beneficiadas.

É hoje

Ansiado, o documentário “João de Deus – O Silêncio é uma prece”, estreia neste sábado, 14, no Festival do Rio, no Cine Odeon.

O longa mostra os fenômenos de cura na Casa Dom Inácio, em Abadiânia, interior do estado de Goiás, com o médium João de Deus recebendo pessoas de todo o mundo para tratamentos e cirurgias espirituais.

O colunista recomenda.

Vinil

Vem aí o 4º Encontro de Vinil, que já virou tradição, com o objetivo de identificar e valorizar os colecionadores de vinil de Nova Friburgo e região.

O encontro possibilita a venda dos discos conhecidos como os bolachões e que estão em alta na Europa, além de artigos ligados à música, e acontecerá no dia 11 de novembro, a partir das 11h, na Usina Cultural Energisa.

 Outras informações: culturanf@gmail.com

A entrada é franca.

É mentira

A triste notícia para os amantes da boa mesa de que no final deste mês, fecharia as portas a tradicional Casa da Suíça, há mais de quatro décadas plantada na Glória, no Rio, como mais uma vítima da crise, é mentira.

Quem desmente o boato, que circulou na imprensa e nas redes sociais, é a família do austríaco Volkmar Wendlinger, que morreu no início deste ano, proprietário do estabelecimento.

Volkmar tinha muitos amigos em Nova Friburgo.

Educação

O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, deputado Comte Bittencourt, quer garantir para 2018 um orçamento mais realista para as universidades e escolas técnicas ligadas à rede estadual.

Com a crise financeira do governo do Rio aumentam a cada dia as dificuldades até para  pagar serviços de limpeza e segurança, o custeio das unidades e investimentos em pesquisas e pagamento de bolsas aos alunos.

O deputado vai se reunir com representantes das unidades para receber informações do que seria mais relevante para o funcionamento de cada uma delas.

Hemodinâmica (1)

O colunista noticiava há 20 anos, aqui em A VOZ DA SERRA, a chegada em Nova Friburgo do mais moderno serviço de hemodinâmica do Brasil.

E seria no Hospital São Lucas, obra dos médicos Dermeval Barbosa Moreira, Chamberlain Noé, e o empenho do médico Jesuíno Olívio da Cunha.

E mais uma equipe de profissionais entusiastas liderados pelo médico Hebson Deslandes.

Hemodinâmica (2)

Implantado o serviço, milhares de vidas foram salvas ao longo desses anos, possibilitando, no nosso Hospital São Lucas, o atendimento pelo SUS – Sistema Único de Sáude, não só aos friburguenses, mas a cidadãos de todo o entorno e cidades circunvizinhas.

E mais, tornou-se, em pouco tempo, um serviço de excelência e referência.

Hemodinâmica (3)

À frente do setor, desde 1998, o friburguense, médico cardiologista e cirurgião, Gustavo Ventura Couto (de quem sou fã e rendo todas as homenagens) e o dr. Edirlei Maia na área de hemodinâmica.

Hoje, passados 20 anos, e exatamente no próximo dia 20, acontecerá sessão solene na Câmara Municipal, em homenagem a todos que tornaram possível a realização do projeto.

À frente da instituição está o advogado José Carlos Verbicário Dantas dos Santos Júnior, diretor do Hospital São Lucas.

Solidários

A Associação dos Defensores Públicos arrecada até 10 de novembro, em sua sede, no Centro do Rio, itens básicos de higiene pessoal e livros de literatura.

O material será destinado para moradores de rua que participam do projeto educacional Acelerando a Escolaridade.

O projeto oferece cursos de alfabetização, aulas de cidadania, além de promover visitas a museus e teatros.

Flinf rolé

Sabe quem vem para a Flinf – a Festa Literária de Nova Friburgo, que chega a sua segunda edição?

Os cronistas e escritores estrelados Marcelo Moutinho e Henrique Rodrigues.

Juntos, no Bar América, no dia 26 de outubro, às 19h, lançam o livro “Conversas de Botequim”, que reúne 20 contos inéditos inspirados em canções do sambista e compositor Noel Rosa.

O time é de primeira: Aldir Blanc, Fernando Molica, Flávio Izhaki, Henrique Rodrigues, Manuela Oiticica, Marcelo Moutinho, Maria Esther Maciel, Nei Lopes, Rafael Gallo, Raphael Vidal e Verônica Stigger, entre outros.

A noite ganha reforço do grupo de samba As Filhas de Bamba.

Foto da galeria
O médico Gustavo Ventura Couto, grande homenageado da sessão solene na Câmara na próxima sexta-feira, pelos 20 anos de serviços de cirurgia cardíaca e hemodinâmica do Hospital São Lucas
Publicidade
Agora Faz
TAGS:

David Massena

David Massena

David estreou nas colunas sociais ainda na década de 70. É jornalista, cerimonialista, bacharel em Direito, escritor e roteirista. Já foi ator, bailarino, e tantas coisas mais, que se tornou um atento observador e, às vezes, crítico das coisas do mundo.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.