Radar – 23/05/2015

sábado, 23 de maio de 2015

A morte de Jaime Gold, um médico de 56 anos, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, somada a uma sequência de crimes, levou o secretário de Segurança do estado, José Mariano Beltrame, a trocar o comando do 23º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento da área. Os atos violentos em uma das regiões nobres da cidade a pouco mais de ano das Olimpíadas têm provocado insegurança e revolta nos moradores.

*****

O governo do Acre apontou que somente “de ontem para hoje, chegaram mais 220 imigrantes do Haiti”. E citou o dado para explicar que a suspensão do deslocamento dos estrangeiros para São Paulo vai fazer com que o problema continue concentrado no estado acriano. “Houve entendimento com governo de São Paulo e o Ministério da Justiça para que a suspensão ocorra neste momento, embora saibamos que nós, aqui, vamos continuar sofrendo”, declarou o porta-voz do governo acreano.

*****

Advogados públicos federais entregaram na quinta feira cerca de 1.300 cargos de chefia nas carreiras da Advocacia-Geral da União (AGU). O ato faz parte da reivindicação da categoria por melhores condições de trabalho. Fazem parte do movimento advogados da União, procuradores do Banco Central, procuradores da Fazenda Nacional e procuradores federais. Além dos 1.300 cargos, foram entregues 5 mil declarações de servidores se negando a ocupar as vagas agora disponíveis.

*****

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), foi duro nesta quinta-feira ao falar sobre os suspeitos da morte de Jaime Gold. Para o prefeito, caso seja confirmada a participação de menores no crime, eles precisam ser tratados como “delinqüentes”. Paes foi mais longe e afirmou que “isso não é um problema social”.

*****

A presidente Dilma Rousseff vetou o aumento do limite de crédito consignado de 30% para 40% da renda do trabalhador ao sancionar nesta sexta-feira uma lei que garante crédito de até R$ 30 bilhões ao BNDES. A presidente também vetou um artigo da lei que acabava com o sigilo das operações do banco.

*****

No caso dos empréstimos com desconto em folha de pagamento, a presidente argumentou que “sem a introdução de contrapartidas que ampliassem a proteção ao tomador do empréstimo, a medida proposta poderia acarretar um comprometimento da renda das famílias para além do desejável”.

*****

Pelo menos R$ 200 bilhões em impostos deixaram de ser pagos ao governo em 2015, segundo o site Sonegômetro, que faz uma estimativa de quanto o país perde com a sonegação por ano. A campanha, organizada pelo Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), inclui também os desvios de dinheiro deflagrados pela Operação Zelotes, além de prejuízos com laranjas e caixas-dois. Quantia corresponde a 25% do que já foi pago pelos brasileiros em impostos de janeiro a maio.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.