Radar — 07/07/2015

terça-feira, 07 de julho de 2015

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1), que se refere às famílias de menor renda (de até 2,5 salários) caiu 0,1 ponto percentual em junho: ficou em 0,85%. Em maio a taxa variou 0,95%. O IPC-C1 foi divulgado nesta segunda-feira, pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV). A inflação acumulada para as famílias nesta faixa de renda no primeiro semestre do ano foi 7,21%. A taxa acumulada nos últimos doze meses ficou em 9,52%.

*****

O Plenário do Senado aprovou proposta que estabelece a aposentadoria compulsória dos servidores públicos aos 75 anos. Pela regra atual, essa aposentadoria se dá aos 70 anos. A mudança atinge todos os servidores públicos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. A matéria tramitava em regime de urgência — o que permite superar prazos e etapas — e recebeu 59 votos favoráveis e 5 contrários. Agora, o texto segue para análise da Câmara dos Deputados.

*****

Instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) elevaram pela 12ª semana seguida a projeção para a inflação de 2015. Desta vez, a estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu de 9% para 9,04%. Há quatro semanas, a projeção estava em 8,46%. Para 2016, a estimativa caiu de 5,50% para 5,45%. O próprio BC projeta inflação em 9%, este ano, muito acima do teto da meta (6,5%). O BC só espera alcançar o centro da meta (4,5%) em 2016.

*****

O medo do brasileiro de perder o emprego aumentou 5,4 por cento no mês de junho, na comparação com março, atingindo o maior nível desde setembro de 1999. É o que aponta a pesquisa Índice de Medo do Desemprego (IMD), divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na comparação com junho do ano passado, o indicador registrou alta de 36,8%. De acordo com a CNI, os indicadores mostram que as expectativas da população em relação ao mercado de trabalho “continuam se deteriorando”.

*****

O acúmulo de dívidas na Universidade Federal do Rio de Janeiro ao longo deste ano, de mais de R$ 115 milhões, pode resultar em uma situação em que não será mais possível honrar todos os pagamentos a partir de setembro, segundo o novo reitor da instituição, Roberto Leher, que tomou na semana passada. O reitor afirma que a saída para essa situação é que o Ministério da Educação repactue o orçamento das universidades federais e observe suas particularidades. No próximo dia 14, a reitoria da UFRJ terá uma reunião com o MEC para tratar dessas questões e Leher disse que espera compreensão.

*****

Secretários estaduais de Justiça divulgaram documento no último dia 2 criticando a aprovação pela Câmara da emenda constitucional que reduz em alguns casos a maioridade penal. No texto, 24 representantes de estados e do Distrito Federal querem a realização de um estudo para revelar o custo da medida para os governos. Além disso, o manifesto pede também que se faça um levantamento do impacto social da mudança. O diretor do Departamento Penitenciário Nacional, Renato Devitto, afirma que a proposta vai piorar o quadro de superlotação dos presídios brasileiros. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça, hoje no Brasil faltam cerca de 230 mil vagas no sistema prisional. Fora isso, 400 mil mandados de prisão estão em aberto.

 

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.