Vivas ao Cineclube Lumiar!

Associação cultural comemora nove anos com sessão especial neste domingo
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Divulgação)
(Fotos: Divulgação)

Em 24 de fevereiro de 2008, a Associação Cultural Cineclube Lumiar abriu as portas para seus primeiros espectadores. Talvez o cineclube mais antigo ainda em atividade semanal no Brasil, esta conquista é fruto do esforço de vários cineclubistas que participaram da curadoria e da produção dos eventos nestes últimos nove anos, promovendo o acesso a bens culturais, difundindo e estimulando a consciência socioambiental, a cultura e as artes, através de atividades de exibição e produção audiovisual.

A linguagem do cinema é entendida como uma eficiente ferramenta de difusão de conhecimentos e de integração social, e partindo da rica experiência cineclubista colocada em prática semanalmente ali, o Cineclube Lumiar busca, principalmente, o empoderamento da cidadania, a documentação e o registro da memória local e a valorização das identidades culturais da região. E agora, prestes a completar mais um aniversário, o tempo é de comemorações, com uma programação especial prevista para este domingo, 19, a partir das 19h, com entrada gratuita e classificação livre, na Tribuna Livre Cultural, no centro do distrito.

“Queremos comemorar com todos, passando e conversando sobre filmes, comendo bolo e dançando no coreto de Lumiar na nossa festinha de aniversário”, diz Pedro Kiua, cineasta e produtor cultural, um dos responsáveis pelo cineclube. Ele informa que a programação comemorativa começará com o lançamento mundial do curta “Verão Zen na Terra dos Bichos Grilos”, com e sobre o Arthur do Camping, ícone de Lumiar e que estará presente à sessão. Em seguida, o cineclube apresentará o premiado curta “Licuri Surf”, sobre as aventuras de um índio surfista de rio, se aventurando nos mares de São Paulo. “E como toda boa festa de aniversário, vamos ter surpresas também!”, lembra o produtor. Forró na praça, DJs da região e o videomapping de Fabio VJ Notívago fecham a programação.

O cineclube

 Para quem ainda não conhece, as exibições do Cineclube Lumiar ocorrem atualmente todas as sextas-feiras e domingos, em parceria com o espaço Tribuna Livre Cultural, localizado na Rua Deputado Amâncio Mario de Azevedo, 145, em frente ao lago no centro de Lumiar. 

Foto da galeria
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Cineclube Lumiar
Publicidade