Vilage e Bola Branca: as campeãs do carnaval 2019

No Grupo Especial vence a superação da verde e branca; no Grupo A, Catarcione conquista o tetra
quarta-feira, 06 de março de 2019
por Adriana Oliveira e Guilherme Alt (redacao@avozdaserra.com.br)
Segue código. bjs, obrigado!

Com um enredo emocionante, contando a sua própria história de superação após o incêndio que atingiu o barracão no ano passado, e desfilando no domingo de carnaval debaixo de chuva, a Vilage do Samba foi aclamada na tarde desta quarta-feira de Cinzas, 6, a grande campeã do carnaval friburguense de 2019. Desde 2014, a escola verde e branca não ganhava um título.

Em segundo lugar ficou a Alunos do Samba. Bicampeã no ano passado, a Imperatriz de Olaria ficou na terceira posição, por um décimo de diferença para a escola de Conselheiro. Já a Unidos da Saudade, punida com a perda de dois pontos por ter ultrapassado os limites da área em que poderia montar seus carros alegóricos, amargou o último lugar.

Em êxtase com o resultado, o presidente da Vilage, Ricardo Pavão (foto), disse que a escola ganhou porque entrou na avenida “com sangue nos olhos”. “Não houve renascimento das cinzas porque nunca morremos”, afirmou ele.

O resultado final do Grupo Especial ficou assim:

  • 1º Vilage no Samba - 189,9
  • 2º Alunos do Samba - 188,8
  • 3º Imperatriz de Olaria - 188,7
  • 4º Unidos da Saudade - 187,5

No Grupo A, deu Bola Branca

No Grupo A, criado este ano, a escola de samba Bola Branca (foto acima) foi aclamada, por dois décimos, campeã. Com isso, a agremiação do Catarcione conquista o tetracampeonato do carnaval friburguense.

No ano passado o Bola Branca, então ainda bloco de enredo, dividiu o título do carnaval com o Globo de Ouro: houve empate na apuração das notas dos jurados.

Este ano, a agora também escola de samba do Grupo A, Globo de Ouro, ficou em segundo lugar.

Veja como foi a pontuação do Grupo A:

  • 1° Bola Branca - 199,7
  • 2° Globo de Ouro - 199,5
  • 3° Unidos do Imperador - 199,2
  • 4° Raio de Luar - 199,1

A Bola Branca desfilou no sábado de carnaval com um enredo sobre festas populares. Com o enredo “Bola Branca em ritmo de festa", a escola de samba do Grupo A cantou: “É carnaval, é festa do povo / A bateria invocada vai te arrepiar / Vem embarcar nessa magia, tem samba no ar / O Bola Branca vai te emocionar”. A escola preto, branco, azul e rosa desfilou com 80 componentes na bateria e muita animação.

A presidente da escola, Odete Silveira (na foto acima, com o filho Patrick, vice-presidente), estava muito nervosa e só comemorou o resultado depois que foi oficializado. "Foi muito difícil, um trabalho intenso, mas valeu a pena", disse ela.

Saudade punida

Os dois pontos perdidos custaram o segundo lugar à Unidos da Saudade.  Em reunião para apreciar os recursos referentes aos desfiles do carnaval, a Liesbenf decidiu punir a escola da Ponte da Saudade por desrespeitar os limites da área destinada à montagem das escolas de samba.

Pelo regulamento da liga, ficou estabelecido que o final desta área seria a faixa de pedestres em frente à porta principal da Prefeitura de Nova Friburgo. Assim, todas as alegorias e alas deveriam ser montadas da faixa para frente, deixando a área após a faixa livre para aproximação da agremiação seguinte. Segundo a liga, fotos tiradas pela comissão de concentração da entidade mostram que um carro da Unidos da Saudade ficou fora da área determinada.

De acordo com o previsto pelo regulamento, os recursos deveriam ser apresentados na segunda-feira, dia 4 de março, no horário compreendido entre 17h e 19h. A Vilage no Samba solicitou o cumprimento do artigo 9º, que trata do local destinado à montagem das escolas de samba.

Ainda segundo o informe da liga, consta no relatório técnico que diversos membros da agremiação foram informados sobre a irregularidade, mas a alegoria não foi retirada.

 

LEIA MAIS

Curiosa para saber quem era o sambista friburguense, jurada da atração do SBT usou jornal como fonte de pesquisa

Valcir Ferreira foi convidado para cantar sua marchinha de carnaval que brinca com fala polêmica da ministra Damares

Primeiro lugar no carnaval, escola fez grande festa em sua quadra com a presença da torcida

Publicidade
TAGS: carnaval