Vargem Alta: muitas flores, mas ainda sem comunicação e acesso

sexta-feira, 20 de setembro de 2013
por Henrique Amorim
Vargem Alta: muitas flores, mas  ainda sem comunicação e acesso
Vargem Alta: muitas flores, mas ainda sem comunicação e acesso

A localidade de Vargem Alta, no distrito de São Pedro da Serra, é considerada um dos maiores produtores de flores do estado, perdendo a titularidade no Brasil somente para Holambra, município do interior paulista. Em Vargem Alta dificilmente se encontra algum dos seus cerca de dois mil moradores que não seja direta ou indiretamente ligado à floricultura. São pelo menos 250 famílias que garantem o abastecimento de rosas, palmas, gérberas, crisântemos, bromélias, monsenhores, palmeiras ornamentais e tantas outras flores do campo com um colorido e uma beleza inconfundíveis, que abastecem os mercados do Rio de Janeiro e até mesmo parte do Espírito Santo e Minas Gerais. De Vargem Alta saem mensalmente toneladas de flores, mas quem não conhece a região se espanta com situações rotineiras enfrentadas pelos floricultores: o escoamento da produção em dias chuvosos é totalmente comprometido pela precariedade da Estrada João Heringer, a também conhecida Estrada Velha do Amparo. 

A via possui um trecho de 22 quilômetros não pavimentados e recheados de buracos que também inibem o turismo na região. Em dias chuvosos, muitos caminhões carregados de flores ficam pelo caminho rendendo enormes prejuízos aos floricultores que tem nesse ramo a única fonte para o sustento familiar. Os ônibus da linha que ligam Vargem Alta ao Centro de Nova Friburgo com cinco partidas diárias às vezes param de circular por parte do trajeto obrigando muitos moradores e terminarem as viagens a pé e em meio a muita lama. Uma rotina antiga e pelo jeito ainda longe de terminar. No entanto, a principal queixa dos produtores de flores de Vargem Alta é a quase total falta de comunicação da localidade com o mundo. Telefonia fixa é precária; a móvel, como ironizam os próprios moradores, só funciona por milagre e internet então, nem pensar. 

"Como pode sermos um grande centro produtor de flores e não podermos fechar negócios se não há internet por aqui? O celular depende de antenas solitárias nos telhados e mesmo assim para funcionar a dificuldade é grande. Nunca se sabe quando iremos conseguir completar uma ligação”, denuncia o produtor e membro do conselho fiscal da Associação dos Agricultores Familiares e Amigos da Comunidade de Vargem Alta (Afloralta), Carlos David De Martin Hosken, que trocou o Rio de Janeiro pela atividade rural há 17 anos. A mesma queixa tem o também floricultor Ernani Bom. 

"Já desisti de reclamar com as operadoras de telefonia celular que sempre alegam a mesma coisa: só instalam torres em comunidades com pelo menos 300 imóveis próximos. Aqui talvez não tenha tudo isso e, mesmo assim, a maioria das casas fica espalhada. Internet, então, é outra dificuldade”, conforma-se ele, que também sonha com o asfaltamento do trecho de terra batida da Estrada João Heringer. "Quando asfaltaram o trecho próximo ao Stucky, o chamado Asfalto Novo ou Estrada das Flores, pensei que o asfalto ia chegar até aqui, mas, até agora, nada. A promessa agora da Prefeitura é o asfaltamento de três quilômetros em Vargem Alta e um quilômetro no Colonial 61 (outra localidade à margem da João Heringer). Tomara que as obras comecem rápido”, torce outro produtor de flores.

Melhor funcionamento do posto de saúde e mais lazer são reivindicações 

Os moradores de Vargem Alta apelam à Prefeitura a contratação de pelo menos mais um médico de família para o posto de saúde da localidade. Atualmente, somente uma clínica geral dá plantão na unidade dois dias por semana, pois em outros dias a profissional atende no posto de Stucky. Mesmo assim, são realizados aproximadamente 100 atendimentos por mês. Falta também uma ambulância e quando alguém precisa de socorro urgente é removido para o Hospital Raul Sertã em veículos dos próprios moradores. Também é reivindicada para o posto uma equipe de enfermagem para visitação de pacientes a domicílio.

No setor de educação a comunidade é bem servida pelas escolas Municipal Vargem Alta, Flores de Nova Friburgo — que deverá oferecer o ensino médio também a partir do ano que vem — além da Escola Municipal Manoel José Nogueira Peixoto, que passa atualmente por obras e vai ganhar nova cozinha, refeitório e até uma secretaria. A comunidade também sente falta de mais opções de lazer. Junto a Escola Flores de Nova Friburgo há uma quadra poli esportiva e no Centro de Vargem Alta situa-se o tradicional campo de futebol, palco dos campeonatos locais e de várzea. No entanto, uma nova quadra ou um parquinho seria muito bem-vindo, principalmente pela garotada. 

Vargem Alta também marca presença em eventos institucionais divulgando seu carro-chefe: as flores — e este ano vai inovar nos próximos dias 12 e 13 de novembro com uma prévia da Festa da Flor 2013 na própria localidade. No dia 15, feriado do Proclamação da República, os produtores vão levar suas flores para a Praça do Suspiro culminando o evento com apelo turístico. Antes disso, neste domingo, 22, a Afloralta festeja seus 28 anos com bingo, recreação infantil e muita animação com shows regionais e guloseimas da roça com gostinho de quero mais na quadra ao lado da Escola Flores. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade