Vamos Florir começa a mudar a cara de praças da cidade

Projeto da prefeitura em parceria com empresários através da Acianf teve início em maio e vai se estender de Mury a Conselheiro
quinta-feira, 14 de junho de 2018
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Foto de capa
Os novos canteiros da Dermeval Barbosa (Fotos: Henrique Pinheiro)

Há algo de diferente -- e belo -- nas principais praças de Nova Friburgo. Elas estão mais coloridas e harmoniosas, com flores e plantas ornamentais enfeitando seus canteiros e jardins. Isso se deve ao projeto Vamos Florir, uma iniciativa da prefeitura, através da Secretaria de Serviços Públicos, e da Associação Comercial, Agrícola e Industrial da cidade (Acianf). O projeto teve início em maio e vai contemplar também os distritos de Mury e Conselheiro Paulino.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Amarílio Salarini, a ideia é dar cara nova às praças, resgatar a auto-estima dos friburguenses e encantar os turistas. “Esse projeto da revitalização das praças é um desejo do prefeito Renato Bravo, que quer trazer de volta as flores para Nova Friburgo. A ideia é deixar as praças bastante floridas”, disse Amarílio.

O Vamos Florir é desenvolvido em parceria com a iniciativa privada. São empresários locais que arcam com os custos do embelezamento. “Estamos firmando parceria com a Associação Comercial, e a ideia é florir todo o eixo Mury-Conselheiro Paulino, passando pelas praças do Centro da cidade. Na Praça Demerval Barbosa Moreira tivemos o apoio do dono de um supermercado local que está custeando todo o projeto e a praça será toda revitalizada”, informou o secretário. Flores também estão sendo plantadas em vários jardins da Praça Getúlio Vargas.

A revitalização dos jardins da Praça do Suspiro e do entorno do Monumento 12 de Janeiro, em memória às vítimas da tragédia de 2011, tem o apoio de empresários do entorno, como revelou o novo presidente da Acianf, Júlio Cordeiro, na cerimônia de posse, na noite desta quarta-feira, 13. “Todo o trabalho terá custo zero para a prefeitura, por conta dessa parceria com a iniciativa privada. A prefeitura vai entrar com a mão de obra e algumas plantas do nosso horto municipal”, completou o secretário.

Embora Nova Friburgo seja o maior produtor de flores de corte do estado, as utilizadas no projeto são compradas fora da cidade. “As flores utilizadas para revitalização dos jardins são plantas. É importante esclarecer que flores de corte não servem para enfeitar jardins de praças”, explicou Amarílio.

Finalizada a revitalização no eixo Mury-Conselheiro, outros bairros serão contemplados. “Acredito que até o fim de junho, a revitalização das praças do Centro estejam finalizadas, mas ainda não tenho uma estimativa do prazo para encerrarmos o projeto até o distrito de Conselheiro Paulino. A nossa intenção é estender o projeto, e quea locais como Olaria, Via Expressa, Cônego e Cascatinha também sejam beneficiados. É importante que a população colabore, não destruindo as flores em nossos jardins”, completou o secretário (foto).

 

LEIA MAIS

Campo do Coelho, Alto dos Vieiras, Sítio São Luiz e Mury são algumas localidades que receberam melhorias

Associação espera resposta positiva do Ministério das Cidades para que obras comecem ainda este ano

Audiência pública proposta pelo deputado Wanderson Nogueira foi realizada na Câmara de Vereadores de Nova Friburgo

Publicidade
TAGS: Obras