Vagas de curta duração dão mais mobilidade ao trânsito friburguense

Período máximo para deixar o carro em pontos estratégicos é de 20 minutos
quinta-feira, 19 de julho de 2018
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Foto de capa
Vaga de curta duração na Praça Dermeval Barbosa Moreira, em área de bancos (Fotos: Henrique Pinheiro)

 

O projeto de estacionamento rotativo com vagas de curta duração nas ruas de Nova Friburgo, idealizado pela Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), vem propiciando maior fluidez ao trânsito da cidade desde que foi implantado. A novidade é resultado de um apelo do comércio local para facilitar as compras de clientes em lojas.

Aquele jeitinho brasileiro do motorista de pedir “só cinco minutinhos. Vou ali e já volto” quando ouve o sinal emitido pelas viaturas da secretaria ou da PM, agora vai ajudar justamente quem, de fato, só vai dar mesmo uma paradinha rápida.

O motorista pode deixar o carro estacionado por, no máximo, 20 minutos, nas vagas de curta duração que são identificadas por placas nos postes. Localizadas, principalmente, em áreas comerciais, como o entorno das praças Dermeval Barbosa Moreira e Getúlio Vargas, além das proximidades da Câmara de Vereadores, na Rua Farinha Filho, e também nas áreas centrais do bairro Olaria e do distrito de Conselheiro Paulino. Durante a permanência na vaga de curta duração, o motorista deve deixar o pisca-alerta acionado, assim como já acontece nas vagas para paradas rápidas destinadas a clientes de farmácias.  

A expectativa da Secretaria de Mobilidade Urbana com a implantação das vagas de curta duração é que o número de veículos estacionados em filas duplas diminua consideravelmente. “Este péssimo hábito faz com que as ruas percam mais espaço para passagem dos carros e o trânsito flua com lentidão. Outro ponto positivo é o tempo de espera que o motorista tem para achar uma vaga. Com as vagas de curta duração, não será preciso dar tantas voltas pelo centro da cidade para achar um local disponível”, explicou a secretaria.

A Smomu ainda não fez o balanço quantitativo do número de vagas rápidas, mas garantiu que vai fiscalizar os motoristas para que não excedam o tempo máximo. Caso o motorista ultrapasse os 20 minutos, o carro estará sujeito a reboque e multa.

 

LEIA MAIS

Projeto aprovado, que está para ser sancionado, prevê parada até mesmo nos ônibus que operam em linha direta

Ceg Rio prevê fornecimento para mais estabelecimentos da cidade em 2019: hoje só tem um a oferecer o gás, e caro

Espaços, num total de 50 em Friburgo, poderão ser ocupados por qualquer motorista, até 20 minutos e com pisca-alerta ligado

Publicidade
TAGS: Trânsito