Vagas de curta duração dão mais mobilidade ao trânsito friburguense

Período máximo para deixar o carro em pontos estratégicos é de 20 minutos
quinta-feira, 19 de julho de 2018
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Vaga de curta duração na Praça Dermeval Barbosa Moreira, em área de bancos (Fotos: Henrique Pinheiro)
Vaga de curta duração na Praça Dermeval Barbosa Moreira, em área de bancos (Fotos: Henrique Pinheiro)

 

O projeto de estacionamento rotativo com vagas de curta duração nas ruas de Nova Friburgo, idealizado pela Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), vem propiciando maior fluidez ao trânsito da cidade desde que foi implantado. A novidade é resultado de um apelo do comércio local para facilitar as compras de clientes em lojas.

Aquele jeitinho brasileiro do motorista de pedir “só cinco minutinhos. Vou ali e já volto” quando ouve o sinal emitido pelas viaturas da secretaria ou da PM, agora vai ajudar justamente quem, de fato, só vai dar mesmo uma paradinha rápida.

O motorista pode deixar o carro estacionado por, no máximo, 20 minutos, nas vagas de curta duração que são identificadas por placas nos postes. Localizadas, principalmente, em áreas comerciais, como o entorno das praças Dermeval Barbosa Moreira e Getúlio Vargas, além das proximidades da Câmara de Vereadores, na Rua Farinha Filho, e também nas áreas centrais do bairro Olaria e do distrito de Conselheiro Paulino. Durante a permanência na vaga de curta duração, o motorista deve deixar o pisca-alerta acionado, assim como já acontece nas vagas para paradas rápidas destinadas a clientes de farmácias.  

A expectativa da Secretaria de Mobilidade Urbana com a implantação das vagas de curta duração é que o número de veículos estacionados em filas duplas diminua consideravelmente. “Este péssimo hábito faz com que as ruas percam mais espaço para passagem dos carros e o trânsito flua com lentidão. Outro ponto positivo é o tempo de espera que o motorista tem para achar uma vaga. Com as vagas de curta duração, não será preciso dar tantas voltas pelo centro da cidade para achar um local disponível”, explicou a secretaria.

A Smomu ainda não fez o balanço quantitativo do número de vagas rápidas, mas garantiu que vai fiscalizar os motoristas para que não excedam o tempo máximo. Caso o motorista ultrapasse os 20 minutos, o carro estará sujeito a reboque e multa.

 

LEIA MAIS

A VOZ DA SERRA acompanhou o trabalho da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana. Motoristas e pedestres foram flagrados em diversas situações irregulares

Titular da Secretaria de Mobilidade Urbana afirma que a compra de novos equipamentos vai ajudar a melhorar o trânsito friburguense

Smomu começou a realizar reparos nesta quarta; defeito foi provocado pela chuva, após passagem de carros alegóricos

Publicidade
TAGS: Trânsito