Vacinação contra pólio já atingiu mais de 60% da meta em Friburgo

A campanha “Você é o protetor do seu filho” segue até segunda-feira, 31, e tem como meta do Ministério da Saúde imunizar 12,7 milhões de criança
terça-feira, 25 de agosto de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Vacinação contra pólio já atingiu mais de 60% da meta em Friburgo

Em menos de uma semana da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, o Estado do Rio de Janeiro já vacinou 41,53% do público-alvo, crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos. De todos os municípios do estado, Porciúncula e São José de Ubá já alcançaram a meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde, de 95%. A campanha teve início no dia 15, dia D de combate à doença.

No município do Rio a cobertura de vacinação foi de 53,99%. Já Parati e Rio das Ostras registraram, até o momento, a menor cobertura, com 4,82% e 6,67%, respectivamente. Em Nova Friburgo já receberam a gotinha contra a paralisia infantil 63,79% do público-alvo: a meta é de imunizar 9.573 crianças, das quais 6.107 já receberam a dose.

A campanha “Você é o protetor do seu filho” segue até segunda-feira, 31, e tem como meta do Ministério da Saúde imunizar 12,7 milhões de crianças que fazem parte do público-alvo. Em todo o Estado do Rio de Janeiro a previsão é vacinar 928.833 crianças. Em 2014 o estado atingiu 98,99% de cobertura vacinal, superando o estabelecido pelo ministério.

“Os números coletados na primeira semana de campanha são bem positivos. É essencial mantermos as coberturas vacinais elevadas para que não voltemos a ter casos da doença no país. A expectativa é atingirmos a meta dentro do prazo da campanha — avalia o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe. A mobilização também é uma oportunidade para que os pais coloquem em dia a caderneta de vacinação dos filhos. Os profissionais de saúde vão avaliar o documento, chamando a atenção dos responsáveis para vacinas que estão vencendo ou em atraso. As vacinas oferecidas protegem contra tuberculose, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, varicela, meningites, febre amarela, hepatites, difteria e tétano, entre outras.  

Foram distribuídas pelo Ministério da Saúde 16 milhões de doses da vacina para todo o país. O Estado do Rio recebeu cerca de um milhão de doses, que estão disponíveis nos mais de dois mil postos de vacinação espalhados pelos 92 municípios fluminenses. As notificações foram compiladas pela Secretaria de Estado de Saúde a partir de dados inseridos no sistema pelos municípios fluminenses, até o último dia 20.

CONTRAINDICAÇÕES - Recomendada pela Organização Mundial de Saúde, a vacina é extremamente segura e protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. A vacina não tem contraindicações e é recomendada até mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Já para crianças com infecções agudas, com febre acima de 38º graus ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, o Ministério da Saúde recomenda aos pais que consultem um médico para avaliar se a imunização é indicada.

Crianças com problemas imunológicos e submetidas a transplante de medula óssea devem ser orientadas para a vacinação nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie). Crianças que estão iniciando o esquema vacinal devem ser imunizadas com vacina inativada poliomielite (VIP injetável), aplicada aos dois e quatro meses de idade.

A POLIOMIELITE NO MUNDO – Livre da doença há 26 anos, o Brasil recebeu em 1994, da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território. Entretanto, nove países registraram casos em 2014 e 2015: Nigéria, Paquistão, Afeganistão, Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria e Etiópia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: campanha | vacinação | poliomielite | pólio
Publicidade