Vacinação contra gripe e febre amarela vai até esta quinta-feira

Por causa do feriado nacional, doses só voltam a ser oferecidas na próxima semana
quarta-feira, 19 de abril de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Posto de Saúde Sylvio Henrique Braune (Foto: Henrique Pinheiro)
Posto de Saúde Sylvio Henrique Braune (Foto: Henrique Pinheiro)

As doses da vacina contra gripe (influenza) para professores e profissionais da saúde e contra a febre amarela serão oferecidas em postos de saúde de Nova Friburgo até esta quinta-feira, 20, porque no dia seguinte será feriado nacional. Na próxima segunda-feira, 24, a vacinação contra gripe começa para idosos, crianças de 6 meses até 5 anos, gestantes, mulheres no pós-parto, indígenas, presos e adolescentes apreendidos, pessoas com doenças crônicas. A estratégia de imunização contra a febre amarela no município, porém, ainda não foi divulgada pela Secretaria de Saúde.

Nesta quinta-feira, as doses contra a gripe para professores e profissionais da saúde continuam sendo oferecidas na Policlínica Sylvio Henrique Braune, no Suspiro; no posto de saúde Tunney Kassuga, em Olaria; no Waldir Costa, em Conselheiro Paulino; no José Copertino Nogueira, em São Geraldo; e no Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira.

Já a vacina contra a febre amarela estará disponível somente no posto de São Geraldo. Como a maior parte da população já foi imunizada durante a campanha, a Secretaria de Saúde ofereceu as doses, nesta semana, como ação de rotina somente em três postos de saúde da cidade. Tudo indica que a estratégia deve ser a mesma na próxima semana, porque, de acordo com a Secretaria de Saúde mais de 150 mil pessoas já foram vacinadas em Nova Friburgo.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou na última segunda-feira, 17, e vai até 26 de maio. A previsão é de que Nova Friburgo receba ao menos 50 mil doses da vacina, que serão enviadas em cotas pelo Ministério da Saúde. Nesta primeira semana de campanha na cidade, estão sendo vacinados somente os profissionais da saúde e professores. Para receber a imunização é necessário comprovar que trabalha em uma dessas áreas. No dia 13 de maio, haverá um dia D de combate à doença.

A vacina disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circulam no país: A (H1N1), A (H3N2) e influenza B. Apesar de a incidência de casos estar num ritmo bem menor do que o registrado no ano passado, o Ministério da Saúde alerta para a necessidade de se vacinar o quanto antes e garantir que a proteção seja efetiva no período de maior vulnerabilidade, o inverno. Estudos demonstram que a vacinação contra a gripe pode reduzir entre 32% e 45% o número de internações por pneumonia e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da gripe.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde | febre amarela | vacinação
Publicidade