Usina Cultural exibe aquarelas de Raimundo Peres

De Fouquerolles para Friburgo, pintor retrata cenas e paisagens explorando matizes, tons e texturas, serenidade e luminosidade
sexta-feira, 21 de julho de 2017
por Ana Borges
As aquarelas de Raimundo Peres (Fotos de Regina Lo Bianco)
As aquarelas de Raimundo Peres (Fotos de Regina Lo Bianco)

O pintor Raimundo Peres, morador de Nova Friburgo, voltou recentemente da França, onde todo ano passa uma temporada no interior do país em visita à filha, radicada com a família em Fouquerolles, na região de Picardie. Aliás, foi lá, onde se produz o “queijo mais fedorento e saboroso, o maroilles”, que ele criou sua nova coleção de aquarelas, técnica onde a tinta é diluída em água.

Em suas telas estão retratadas cenas e paisagens da pequena cidade, flagrantes de seu cotidiano, entre pinceladas delicadas, típicas da aquarela, um método perfeito para traduzir a beleza singela do lugar. Raimundo Peres é mestre em expressar através dos pincéis e explorando matizes, tons e texturas, a serenidade e a luminosidade que ele busca nas coisas que vê. Às vezes, de forma acentuada, outras tantas, com suavidade.     

Fouquerolles ou em torno de  é o nome desta nova exposição que Raimundo Peres inaugura na quarta-feira, 26, a partir das 15h, na Galeria da Usina Cultural Energisa, uma realização da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho. A mostra fica em cartaz até 26 de agosto, aberta para visitação de terça a sábado, das 13h às 18h.

Sobre Fouquerolles e o seu entorno, o artista escreveu:

“Estamos em Fouquerolles, uma hora de carro, 70km, acima de Paris. Picardia - de onde sai o maroilles, o queijo mais fedorento e saboroso - é uma região agrícola cheia dessas cidades, umas maiores, outras menores, interligadas por um emaranhado de rodovias estreitas.

Fouquerolles é bem pequena.

Tudo é plano. A horizontalidade pode não resolver questões, mas, esprai o pensamento e nos leva ao infinito.

Daí, desacelera.

Vivemos tempos de frenesi danado. A vida corre sôfrega, a sensação é que estamos sempre devendo…

Esta exposição sugere o contrário. Frear.

Esquecer lá fora. Esquecer a si próprio. Frear o pensamento talvez seja pedir demais. Mas, podemos fechar os olhos e imaginar que uma bruma baixa encosta no corpo.

Brumaecorpo é um. Infinito.

Abra os olhos. Sinta uma aragem que passa. Peça ao vento que traga sossego. E viaje a Fouquerolles.”

Serviço:

Aquarelas de Raimundo Peres

Galeria da Usina Cultural Energisa

Praça Getúlio Vargas 55, Centro

Visitação: 27 de julho a 26 de agosto

De terça-feira a sábado, das 13h às 18h

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: exposição | Agenda Cultural
Publicidade