Uma ciclovia para os 200 anos de Nova Friburgo

Ciclistas farão protesto nesta segunda-feira para que almejado projeto torne-se realidade
sexta-feira, 28 de abril de 2017
por Guilherme Alt
Bicicletada em 2012 (foto: Carlos Mafort/Arquivo A VOZ DA SERRA)
Bicicletada em 2012 (foto: Carlos Mafort/Arquivo A VOZ DA SERRA)

No Dia do Trabalhador — segunda-feira, 1º de maio — o movimento "200 Anos de Friburgo com Ciclovia" vai rodar pela cidade com o objetivo de sensibilizar as autoridades sobre a necessidade de construção de uma ciclovia. O projeto (que já tinha sido aprovado pela gestão anterior) perdeu a verba federal de R$ 2.215.918,30 destinada ao empreendimento, devido ao fato de o projeto não ter sido apresentado no prazo previsto.

A ciclovia é uma reivindicação antiga em Nova Friburgo, que já foi uma cidade com mais ciclistas que motoristas. “Acredito que uma ciclovia entre o centro do distrito de Conselheiro Paulino e Olaria seria ideal”, afirma o publicitário Yan Muniz, que reclama das dificuldades diárias ao dividir espaço com carros. “Os motoristas não respeitam os ciclistas. Ele não percebem que é mais um veículo dividindo a pista: simplesmente buzinam para sair do caminho ou ultrapassam sem sequer reduzir a velocidade”, conta.

Um dos organizadores da bicicletada, Arnoldo Borges, afirma que o índice de acidentes é alto, mas como bicicleta não tem registro, não entra na estatística. “Em média, a cada seis meses morre um ciclista. Para nossa cidade é um número alto e uma ciclovia faz-se necessária”, pontua ele.

O bicicletário tem que se tornar uma realidade. Arnoldo conta que muitos trabalhadores utilizam a bicicleta por ser o melhor meio de transporte. “Nas indústrias metalúrgicas da cidade que se situam em Conselheiro Paulino muitos trabalhadores prefeir ir e voltar do trabalho de bicicleta. Temos muitos estudantes que pedalam para ir as escolas”, observa Arnoldo.

A principal reivindicação com relação à ciclovia é que ela cubra o eixo Olaria-Conselheiro. “É onde circulam mais carros e bicicletas. Essas localidade também tem maiores quantidades de confecções, indústrias e lojas. Uma ciclovia fará com que os trabalhadores possam pedalar.”, conclui.

O estudante de engenharia João Gabriel Santos, morador do bairro de Bela Vista, afirma que ao andar de bicicleta, principalmente pelo Paissandu, coloca-se frequentemente em perigo. “É impossível passar por ali de bicicleta. Às vezes, tenho que ir pela calçada. Eu vejo o perigo em que me coloco quando dirijo. Os ciclistas ficam muito vulneráveis”, diz João Gabriel.

Em nota, a Prefeitura de Nova Friburgo afirmou que existe um projeto de ciclovias do atual governo e que será colocado em prática no tempo possível — com a devida capacidade econômica e estrutural, a partir de critérios de engenharia pública e transparência total dos atos do Executivo.

O movimento “200 anos de Friburgo com ciclovia” vai acontecer às 8h, desta segunda-feira, 1º, com a concentração no Centro de Turismo, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, onde os ciclistas irão partir em direção a Conselheiro Paulino. De lá eles rumam para Olaria e depois retornam ao Centro de Turismo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: ciclismo | bicicleta
Publicidade