UFF inaugura a 1ª Agência de Inovação de Nova Friburgo

Novidade visa a estimular o empreendedorismo dentro e fora do campus
quinta-feira, 22 de março de 2018
por Jornal A Voz da Serra
UFF inaugura a 1ª Agência de Inovação de Nova Friburgo

A Universidade Federal Fluminense (UFF) vai inaugurar no dia 4 de abril a primeira Agência de Inovação de Nova Friburgo. A unidade, que terá sede no Instituto de Saúde (ISNF), será focada na pesquisa e desenvolvimento de iniciativas inovadoras. A solenidade de lançamento da agência acontecerá às 12h, no Palacete do Segundo Barão de Duas Barras, sede do instituto na Rua Sílvio Henrique Braune. Além dos alunos e docentes da unidade, o evento ainda contará com a presença do vice-reitor da UFF, professor Antônio Cláudio.

Vinculada à Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi), a agência vai atuar em áreas de tecnologia para o mercado empresarial e na esfera do desenvolvimento social. De acordo com a universidade, uma das metas da Agência de Inovação (Agir) é estimular o empreendedorismo dentro e fora do campus universitário, para que as pesquisas realizadas por professores e alunos possam ser concretizadas em produtos ou processos. Além disso, a agência pretende estabelecer parcerias com os empresários da cidade e de municípios vizinhos, para apoiar ideias que estimulem o crescimento da economia local.

"A chegada da Agência em Nova Friburgo estimula o empreendedorismo e apoia a sociedade na busca de soluções que aumentem a competitividade no mercado, além de apoiar o desenvolvimento de iniciativas de transformação social”, afirma o coordenador do escritório da Agência de Inovação, professor Cláudio Fernandes.

Ainda segundo a unidade, o campo principal de atuação da agência em Nova Friburgo será na área de saúde, levando em conta o que for estabelecido por grupos de pesquisa dos cursos de Odontologia, Biomedicina e Fonoaudiologia da UFF. Porém, o escritório Agir também funcionará como portal de acesso a todas as demais áreas de atuação da universidade.

Na prática, os serviços que serão oferecidos pela agência incluem apoio à propriedade intelectual, capacitação para a inovação, incubação de empresas, mapeamento dos grupos e de infra-estrutura de pesquisa e interlocução com o mercado. Haverá também o incentivo à criação de empresa-júnior na área de saúde.

"O Brasil é o 15º colocado no ranking de publicações científicas do mundo. Em Odontologia, temos o melhor desempenho do país, perdendo apenas para os Estados Unidos. Porém, nosso potencial científico ainda não se traduz em desenvolvimento tecnológico, visto que continuamos dependentes de importação de produtos e processos para o nosso mercado", lamenta Fernandes.

Seminário

Além da solenidade, a inauguração da agência de inovação contará com uma palestra desenvolvida pelo pesquisador do Instituto Politécnico da Universidade de São Paulo (USP), consultor da Associação da Indústria Médico-odontológica (Abimo) e do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, professor Donizetti Louro. A palestra terá como tema “Inteligência Artificial na Saúde - Desafios e Oportunidades para Inovação”. Mais informações sobre o evento e a agência podem ser obtidas pelo telefone (22) 2528-7168 ou pelo site www.isnf.uff.br.  

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: UFF | Educação | empreendedorismo
Publicidade