UFF Friburgo abre inscrições para cursos de férias

Podem se inscrever estudantes do ensino médio e de cursos pré-vestibulares
quarta-feira, 13 de março de 2019
por Jornal A Voz da Serra
UFF Friburgo abre inscrições para cursos de férias

A Universidade Federal Fluminense (UFF) em Nova Friburgo está com as inscrições abertas para seis cursos de férias gratuitos voltados para estudantes do 2º ou o 3º ano do ensino médio e de cursos pré-vestibulares. Os interessados devem fazer a inscrição pelo site http://bit.ly/2SZ6Qp2  até o dia 19 de abril. As aulas serão realizadas entre 15 de julho e 2 de agosto. Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail consciencia.ciencia@gmail.com.

Anatomia humana
O curso abordará, de forma prática, conceitos básicos de anatomia humana. Os alunos conhecerão alguns sistemas do corpo, como os circulatório, respiratório e digestório. Todos terão a oportunidade de aprender anatomia na prática, pois as atividades incluirão estudos em peças do acervo do anatômico da UFF.

Biologia celular do câncer
Durante este curso, os participantes terão contato com diversas técnicas de biologia celular e cultivo de células em laboratório. Também serão analisadas diversas características celulares importantes para a vida, a proliferação de células de câncer e como algumas drogas usadas para o tratamento modificam a sobrevivência e o crescimento delas. Para tanto, serão usadas diversas técnicas de pesquisas, como microscopia, citometria de fluorescência, espectrometria, dentre outras.

Como cuidar bem do seu coração?
O coração é um órgão de extrema relevância para sobrevivência e, por isso, cuidar bem dele é fundamental para uma boa qualidade de vida. Neste curso, serão abordadas noções básicas teórico-práticas do funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos, através de atividades como aferição de pressão arterial, registro da frequência cardíaca, interação do colesterol e glicose com os vasos sanguíneos.
Além disso, serão feitas abordagens não farmacológicas, especialmente exercício e alimentação, para prevenção de doenças.

Desvendando o cérebro
O curso pretende desvendar os mistérios do sistema nervoso, através de atividades práticas e interativas. Os estudantes aprenderão sobre o cérebro e como ele funciona, de que forma percebe o mundo e o nosso corpo, como ouvimos e conseguimos identificar os sons e porque nos emocionamos nas situações do dia a dia.

Introdução à farmacologia
O curso de conteúdo teórico-prático abordará conceitos básicos de Farmacologia, de modo a aplicá-los na discussão de princípios da terapêutica e do desenvolvimento de novos medicamentos.

Nutrição: uma carreira atual e do futuro
O curso abordará as áreas de atuação na Nutrição. O objetivo geral é informar aos jovenes que buscam uma carreira científica e acadêmica as possibilidades e ações envolvendo essa ciência. Ainda, será abordada a interface com as pesquisa básicas e translacional, e o retorno das bases sólidas científicas e nutricionais envolvendo o movimento da "Comida de Verdade" e o "Slow food".

Os microorganismos no dia a dia
O curso possibilitará a vivência de práticas laboratoriais de microbiologia através do preparo de meios de cultura, do cultivo primário de amostras biológicas humanas e de alimentos, das técnicas de controle de populações microbianas, da caracterização morfotintorial de microrganismos da microbiota anfibiôntica, de alimentos e do ambiente.

Patologia Forense
O curso tem como objetivo introduzir o universo da Patologia Clínica, Análises Clínicas e Forense, ao manipular e analisar amostras de sangue, células, tecidos e fluídos corporais para identificar doenças e/ou anormalidades ou apurar a causa da morte de um indivíduo. Os alunos irão vivenciar técnicas laboratoriais de rotina e analisar, investigar e identificar amostras biológicas, analisar e realizar perícia em cenas de crimes, procedimentos esses realizados pelo analista clínico ou forense.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: UFF | cursos
Publicidade