UFF de Friburgo recruta diabéticos para pesquisa odontológica

Objetivo é avaliar problemas na gengiva, como sangramentos durante a escovação dos dentes
sexta-feira, 01 de novembro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
A UFF de Nova Friburgo (Arquivo AVS)
A UFF de Nova Friburgo (Arquivo AVS)

O Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), unidade de ensino superior da Universidade Federal Fluminense (UFF), está recrutando voluntários portadores de diabetes tipo 2 (aqueles que não são dependentes de insulina). Além da pesquisa sobre problemas na gengiva, como possíveis sangramentos, o intuito do recrutamento é também estudar a resposta clínica destes pacientes à aplicação de medicamentos que matam micro-organismos presentes na boca, que são prejudiciais à saúde.

Os interessados devem comparecer ao campus local da UFF, na Rua Sílvio Henrique Braune, 22, no Suspiro, toda terça-feira deste mês, a partir do próximo dia 5, das 14h às 16h, para uma triagem que será feita por um periodontista, que é um profissional especializado em problemas gengivais.

Apenas pacientes que atenderem os requisitos técnicos da pesquisa poderão iniciar o tratamento, que é gratuito. Segundo a professora responsável pela pesquisa, Gabriela Camargo, o objetivo é selecionar pessoas que não possuam outros problemas de saúde além do diabetes tipo 2. Após a triagem, se forem identificados problemas na gengiva, o tratamento será feito gratuitamente na clínica de Periodontia da UFF. Ainda de acordo com ela, o diabetes mellitus é um grande fator de risco para a periodontite, que é a inflamação na gengiva.

Segundo ela, o diabetes pode aumentar cerca de três vezes a possibilidade de o paciente desenvolver a periodontite. A inflamação crônica dos tecidos gengivais afeta negativamente o controle glicêmico do indivíduo, provocando valores anormais na taxa de glicose no sangue do paciente.

 

LEIA MAIS

Para governo, problemas relatados na lavanderia não têm efeito porque vistoria ainda não foi formalizada junto ao Conselho Municipal de Saúde

Lavanderia sem tomadas nem instalação hidráulica faz com que roupa tenha que ser higienizada em Casimiro de Abreu, diz conselheiro

Empresa especializada em segurança eletrônica será contratada pelo valor máximo de R$ 70 mil, por 12 meses de contrato

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 74 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde