Try-out do Yetis reúne dezenas de candidatos e seleciona 36 atletas

O sucesso do Nova Friburgo Yetis parece ter despertado o interesses dos jovens friburguenses pelo futebol americano
terça-feira, 16 de fevereiro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Seletiva contou com a participação de dezenas de jovens de Nova Friburgo e região (Foto: Divulgação)
Seletiva contou com a participação de dezenas de jovens de Nova Friburgo e região (Foto: Divulgação)

O sucesso do Nova Friburgo Yetis parece ter despertado o interesses dos jovens friburguenses pela prática do futebol americano. Prova disso é a grande quantidade de atletas presentes à seletiva da equipe, realizada recentemente no campo do Botafoguinho, na Chácara do Paraíso. O já tradicional try-out — seletiva anual de jogadores — reuniu dezenas de candidatos a vestir a camisa dos Homens de Gelo na temporada de 2016. Dentre eles, 36 foram selecionados durante o evento, que é considerado pela direção da equipe como um dos mais importantes do calendário do Yetis. 

Durante o período de observação, foram realizados diversos testes de velocidade, força, impulsão e explosão. Os candidatos foram divididos em grupos para os testes específicos de cada posição e na semana seguinte, a comissão técnica se reuniu para avaliar os resultados e definir quais seriam os atletas convocados para integrar o time azul e branco. Vale ressaltar que durante uma partida de futebol americano, cerca de 33 jogadores são utilizados por cada equipe.

“O try-out tem uma importância enorme no nosso calendário. É exatamente por meio dessa seletiva que nós descobrirmos novos talentos e divulgamos o esporte, o que é extremamente gratificante. É extremamente importante observar essa galera que veio aqui, se esforçando ao máximo para ingressar na equipe. Muitos deles até mesmo conhecendo pouco ou quase nada do esporte. Todos estão de parabéns, e desejo boa sorte aos que passaram. Espero que quem não passou desta vez esteja de volta no ano quem vem, afinal, nem sempre se consegue de primeira. Mas isso não significa que não conseguirá em outra oportunidade”, avalia Luiz Thiago Campos, presidente do Yetis.

LiFFA é o maior desafio

De volta às atividades regulares nesta temporada, o Nova Friburgo Yetis terá como grande desafio em 2016 a disputa da Liga Fluminense de Futebol Americano (Liffa). Para este ano, a competição foi dividida em duas, e terá ao menos oito times na categoria principal e quatro na divisão batizada como “de desenvolvimento”. Os detalhes foram definidos durante um encontro realizado em Nova Friburgo, que contou com a participação de representantes das equipes filiadas e postulantes à Liga Fluminense de Futebol Americano.

A reunião aconteceu no auditório da Secretaria de Cultura. Estiveram presentes ao encontro representantes de 15 equipes, sendo 13 do Rio de Janeiro e duas de Minas Gerais. Depois de muita conversa para avaliar as condições técnicas, logística e outros temas, ficou definido que a liga será dividida em duas: a principal, fullpad (com equipamentos), e uma liga de desenvolvimento, no pad (sem equipamento). Na liga principal, ao menos oito times disputarão o título — entre eles o Nova Friburgo Yetis, que tentará o bicampeonato.

Para o presidente da Liffa, Davi Souza, será um grande e prazeroso desafio tornar realidade o primeiro torneio estadual fullpad do Rio de Janeiro. “Neste ano a Liffa tem a responsabilidade, e também, por que não, o prazer de demonstrar que é uma liga séria, capaz de fazer um torneio fullpad, de bom nível técnico, e muito atrativo para outros times. O exemplo disso é que hoje temos times de grande destaque nacional solicitando participação na liga”, afirma.

História começou há dez anos

Desde o ano 2006, dezenas de jovens friburguenses se reúnem para praticar o esporte ainda pouco conhecido no Brasil, embora em franca expansão. Eles lutam com as próprias forças para manter as atividades, movidos pelo amor e pelo sonho de serem reconhecidos. A ideia surgiu através de três amigos de colégio, na época em que o futebol americano passou a ser transmitido pela televisão brasileira. Após a formatura na escola, alguns jogadores mudaram-se para o Rio de Janeiro e outro grupo assumiu o projeto. A princípio, a equipe treinava em Mury e encontrava dificuldades para encontrar adversários.

Mas foi na grama que o time de Nova Friburgo conquistou espaço. A equipe passou a integrar a Liga Fluminense de Futebol Americano, fundada pelo Yetis em parceira com outros quatro times do interior do estado.

Os atletas selecionados

Alan Alves, Arthur Machado de Faria Gomes, Bernardo Dias Vieira, Bruno da Rocha Silva, Caio de Oliveira Toledo, Davis Rodrigues, Diego Luccas Pereira, Eric Rocha, Fabiano Vieira, Fábio de Faria Gomes, Felipe Silveira, Fernando Lima Junior, Gabriel Antônio Lima de Moura, Hélio Pereira, Igor Estevão, Jaison Rocha, Johnnatan Barbosa Fernandes, Jhonatan Gomes, Jorge Thayan Silva, Juan Tardin, Leonardo Pitassi Bard, Leonardo Umile, Luan Alves, Lucas Huguenin, Lucas Monteiro, Marcos Martins, Matheus da Silva Prates, Pablo Fonseca, Pedro Jandre, Pedro Matias, Roger Rossolo, Thiago Almeida, Thiago Bazílio Rodrigues, Thiago Freitas da Rocha, Whashington Moreira, Wylder Cordeiro Sentinela.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: futebol americano | esporte | try-out | Yetis | LiFFA | Liga Fluminense de Futebol Americano
Publicidade