Três dias de Festival da Cultura Japonesa em Nova Friburgo

Começa nesta sexta-feira a “Nihon Fri-Matsuri” no Teatro Municipal Laercio Ventura
quinta-feira, 25 de abril de 2019
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Divulgação)
(Fotos: Divulgação)

A Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Nova Friburgo, com apoio da prefeitura, realiza desta sexta-feira, 26, a domingo, 28, a 4ª edição do Nihon Fri-Matsuri - o Festival da Cultura Japonesa em Nova Friburgo. O evento acontece no Teatro Municipal Laercio Ventura, na Praça do Suspiro, com atividades também no anexo.

O festival reúne todos os anos “novidades” da cultura japonesa, ainda pouco difundidas no município, nas suas mais variadas formas, divulgando a história milenar das raízes da colônia. Nesta edição a expectativa dos organizadores é de que sejam recebidas cinco mil pessoas durante os três dias de evento.

A abertura oficial está prevista para esta sexta-feira, às 17h, com apresentações especiais do coral da Igreja Maranata, que irá cantar dois hinos em japonês, e do Grupo Kakarecos, cantando músicas tradicionais.

Já no sábado, 27, e no domingo, 28, as atividades culturais, esportivas e sociais acontecerão das 10h às 22h. A programação cultural e social inclui desde as tradicionais oficinas de ikebana e origami até apresentações de danças, das quais participarão grupos de taikô do município e também das cidades de Niterói e Valença. Durante os três dias, estarão abertas para visitação as exposições “92 anos de imigração”, “Kokeshi” e também a de mangá.

Os visitantes ainda podem assistir a exibições de animes, experimentar trajes tradicionais do Japão e aproveitar o espaço alternativo para shiatsu (técnica da medicina tradicional chinesa). Entre as atividades esportivas estão apresentações de kenjutsu, ninjutsu e jiu-jitsu e ainda a realização de torneio infanto-juvenil de Judô, que reunirá competidores de várias cidades.

Na programação deste sábado, acontecerá o concurso de cosplay, com desfile de fantasias. Os interessados poderão se inscrever até às 14h30, no local do evento. Durante todo o Nihon Fri-Matsuri, os visitantes poderão ainda saborear o melhor da gastronomia japonesa, que este ano traz: combinado, harumaki, tempurá, udon, lamen, gyoza, karê, além de doces tradicionais e petiscos.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: colônia japonesa
Publicidade