Trem turístico mais perto de Nova Friburgo

Núcleo friburguense da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária foi formalizado em reunião com representantes do governo municipal
sábado, 29 de abril de 2017
por Márcio Madeira
A Academia Friburguense de Letras abriu suas portas para receber o núcleo friburguense de preservação ferroviária (Foto: Márcio Madeira)
A Academia Friburguense de Letras abriu suas portas para receber o núcleo friburguense de preservação ferroviária (Foto: Márcio Madeira)

Uma reunião realizada na tarde de sexta-feira, 28, nas dependências da Academia Friburguense de Letras, formalizou o atuante núcleo friburguense da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF), nascido com a missão de resgatar parte da longa tradição ferroviária regional através da elaboração de um circuito turístico sobre trilhos. O encontro contou com significativo apoio do governo municipal, representando pelo secretário de Cultura, Marcos Marins; pelo subsecretário de governo Guillaume Isnard, coordenador das atividades ligadas ao bicentenário municipal; e pelo ouvidor da Prefeitura Municipal, Girlan Guilland. Também compareceram o economista Sérgio Vieira da Cunha; o empresário e produtor cultural Lauro Henrique Alves Pinto; a consultora empresarial Deborah Gomes da Cunha; o ferroviarista Licínio Cardoso; o médico Renato Henrique Gomes da Silva; o engenheiro mecânico Gilberto Luiz Rabelo; o aposentado Jorge Plácido, filho de ferroviarista; além do acadêmico e pesquisador ferroviário Ordilei Alves da Costa, que abriu as portas da AFL ao evento.

A data do encontro levou em consideração o Dia Nacional do Ferroviarista, a ser celebrado neste domingo, 30 de abril. Afinal, foi neste dia, 163 anos atrás, que a primeira estrada de ferro brasileira foi inaugurada. Em Nova Friburgo o trem chegou em dezembro de 1873, com a inauguração de trecho da Estrada de Ferro Cantagalo, a quarta do País, entre Porto das Caixas e Nova Friburgo. E por aqui permaneceu até 1964, tendo representado um divisor de águas para o desenvolvimento regional, sobretudo através do escoamento da produção cafeeira, à época liderada pelo Barão de Nova Friburgo, Antonio Clemente Pinto.

Projetos e eventos

Os integrantes do núcleo também estão atentos e dispostos a colaborar com o projeto do Museu Trem, acompanhando seu desenrolar junto à Prefeitura, através do Escritório Geral de Convênios e Projetos (EGCP), em contato direto com o titular André Gomes.

Além disso, por sugestão do médico Renato Henrique Gomes da Silva, o núcleo trabalha para preservar e revitalizar a estrutura da ponte ferroviária, próxima às Ferragens Haga, que dava acesso do trem a estação de cargas, onde hoje se localiza o Batalhão da Polícia Militar. A preocupação é que a obra do Consórcio Rio Bengalas não destrua os pilares, que poderiam ser aproveitados como um monumento ferroviário.

O Dia do Ferroviário também será marcado pelo evento “Rumo Certo nos trilhos do Bicentanário”, realizado pelo integrante Licínio Cardoso no dia 12 de maio, entre 9h e 17h, na Escola Rumo Certo, em Mury. O local é muito próximo de onde era a antiga estação da localidade, e hoje funciona um posto de saúde. A agenda inclui a exposições de fotos e material ferroviário, e também serão recolhidas doações para a Clínica Santa Lúcia

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: trem
Publicidade