Tradicional presépio de Conselheiro já está sendo montado

Na noite de Natal também se iniciam as apresentações das Folias de Reis, outra tradição do 6º distrito
terça-feira, 17 de dezembro de 2019
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
O presépio sendo montado (Fotos: Henrique Pinheiro)
O presépio sendo montado (Fotos: Henrique Pinheiro)

Desde a primeira semana de dezembro a Prefeitura de Nova Friburgo está promovendo a montagem do tradicional presépio do distrito de Conselheiro Paulino, na Praça Lafayette Bravo Filho, que teve sua decoração natalina inaugurada juntamente com demais espaços públicos do município no início do mês. Equipes da Subprefeitura do distrito também estão promovendo diversas melhorias no espaço, como a arrumação dos jardins e a pintura de bancos.

O trabalho foi dificultado pelo período chuvoso que persistiu durante as últimas semanas, no entanto, com a melhora do tempo o ritmo dos trabalhos aumentou nesta semana. A parte estrutural do presépio já está concluída, inclusive a cobertura de palha. Agora resta apenas finalizar a montagem da estrutura, com a instalação da iluminação e a disposição das imagens do Mino Jesus, Maria e José e os reis magos no presépio.

A expectativa é de que tudo fique pronto nos próximos dias, de modo que o tradicional presépio já possa ser apreciado por friburguenses e turistas até o Natal, quando também serão iniciadas as apresentações dos grupos de folia de reis, outra tradição no sexto distrito, que começa rigorosamente à meia-noite da próxima quarta-feira, 25, e prosseguem até o dia 19 de janeiro, com o Encontro de Folias de Reis, reunindo mais de 25 grupos.

A origem da tradição

O presépio é uma tradição antiga nos lares cristãos, um ícone que relembra o nascimento de Jesus Cristo. Os primeiros registros de montagens de presépios datam de 1223. Foi São Francisco de Assis quem montou a primeira representação confeccionada em argila dentro de uma gruta na Itália, com a intenção de mostrar a natividade do Menino Jesus de uma maneira simples.

O primeiro presépio foi trazido ao Brasil no século 16 pelo padre José de Anchieta no ano de 1552. O presépio tradicional é composto por nove peças que representam a importância da natividade de Jesus Cristo. São elas: o Menino Jesus; Virgem Maria; São José; a manjedoura; burros, bois ou ovelhas; anjos; a estrela de Belém; os pastores; e os reis magos.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Natal
Publicidade