Teste seus conhecimentos sobre a Folia de Reis

Conheça os principais elementos e personagens desta tradição
sábado, 11 de janeiro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Teste seus conhecimentos sobre a Folia de Reis
  • Banda musical: a banda inclui músicos que tocam violão, zabumba, pandeiro, sanfona, triângulo, caixa, flauta e surdo, geralmente uniformizados..

  • Vestimenta: fardas, máscaras ou uniformes.

  •  Bandeireiro ou “alferes da bandeira”: é como o porta-bandeira da Folia de Reis.
    A bandeira, também chamada de “doutrina”, traz uma imagem com os três reis magos estampados e costuma ser feita de um pano brilhante. Em todas as casas em que a folia passa para receber doações da família, é apresentada ao chefe do lar. Símbolo muito respeitado, a bandeira é o elemento sagrado da companhia.

  • Visitas: para receber a visita desses grupos é preciso ter um presépio ou uma imagem do menino Jesus em sua manjedoura e ao recebê-las é tradição oferecer comida aos seus participantes.

  • Mestre ou embaixador: é o responsável pela organização da festa. É a principal figura da folia, já que organiza a logística do grupo, os instrumentos, os horários, o trajeto e também improvisa os versos cantados nas casas. É dele a responsabilidade de manter viva a tradição e fazer sua transmissão oral.

  • Contramestre: é o responsável pela Folia dos Reis na ausência do Mestre. Seu traje é semelhante ao daquele, só que menos pomposo. 

  • Rei e Rainha: o traje do Rei deve ser o mais bonito e enfeitado. Veste saiote ou calção e blusa de mangas compridas de cores iguais, peitoral, manto de cores diferentes em tecido brilhante (cetim ou laquê); sapato tênis (tipo Conga), meiões coloridos e na cabeça uma coroa feita nos moldes das dos reis ocidentais, semelhante a das outras figuras, porém encimada por uma cruz; levam nas mãos uma espada e, às vezes, também um cetro. Durante o cortejo os Reis vêm na frente, logo atrás do Mestre e do Contramestre. A Rainha é representada por uma menina, com vestido de festa, branco ou rosa, uma coroa na cabeça e um ramalhete de flores nas mãos.

  • Coro: responsável por cantar as músicas, os cânticos religiosos e os louvores, geralmente composto por seis pessoas, cada um tem uma função.

  • Mestre palhaço ou bastiões: tem a responsabilidade de animar a festa com brincadeiras, danças e saltos. A principal função desses personagens é proteger a bandeira e também solucionar o letreiro (que é uma espécie de enigma).

  • Três Reis Magos: pessoas fantasiadas que representam os reis magos, razão principal da comemoração.

  • Os Mateus: sempre aparecem em dupla, usam trajes diferentes dos outros figurantes: vestem paletós e calças de tecido xadrez, usam um grande chapéu afunilado que chamam de cafuringa, com espelhos e fitas coloridas, óculos escuros, rosto pintado de preto, geralmente com tisna de panela ou vaselina e levam nas mãos os pandeiros. São os personagens cômicos do Reisado, junto com a Catirina.

  • Catirina: conhecida antigamente como Lica, a Catirina é a noiva do Mateus. Veste-se de preto, traz um pano amarrado na cabeça, o rosto pintado de preto e um chicote nas mãos, com o qual corre atrás das moças e crianças.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Folia de Reis
Publicidade