Terminam, um dia antes, doses de vacina contra HPV para adultos

Segundo coordenação do posto do Suspiro, mais de 400 friburguenses foram imunizados
segunda-feira, 28 de agosto de 2017
por Karine Knust
P posto do Suspiro com filas nesta segunda para a imunização contra o HPV (Foto: Henrique Pinheiro)
P posto do Suspiro com filas nesta segunda para a imunização contra o HPV (Foto: Henrique Pinheiro)

Os jovens e adultos que procuraram o Posto Doutor Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, para se imunizar contra o HPV na manhã desta segunda-feira, 28, tiveram sorte. Isso porque, antes do meio-dia, foram aplicadas as últimas doses disponíveis da vacina. Por volta das 11h, uma equipe do posto de saúde começou a distribuir senhas para aqueles que aguardavam na fila.

Na última semana, doses da vacina - voltada para a imunização de crianças e adolescentes - foram liberadas para a faixa etária entre 15 e 26 anos para evitar o desperdício, já que muitas estavam próximas do vencimento. E de acordo com a coordenação do posto, o retorno da campanha ampliada foi bastante positivo. Mais de 400 pessoas foram imunizadas.

“Prevenção nunca é demais. Não éramos contemplados por essa campanha, então, quando abriram essa oportunidade resolvi me vacinar. Cheguei já no fim do estoque, mas consegui ser imunizada”, afirmou a estudante Gabriela Silva, de 23 anos.

A data de vencimento do estoque de vacinas contra o HPV em Nova Friburgo era de 29 de agosto, essa terça-feira. Ainda segundo a coordenação do Posto do Suspiro, apesar de as doses disponíveis para adultos terem acabado, a imunização de rotina para crianças e adolescentes continua de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para receber a imunização basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação.

A vacina

Com base na orientação do Ministério da Saúde, o esquema vacinal para aqueles que tenham entre 15 a 26 anos, deve ser em três doses, com intervalo de zero, dois e seis meses. Segundo o governo, as pessoas que tomaram a primeira dose durante essa ampliação de campanha, excepcionalmente, terão as duas doses subsequentes garantidas no SUS. A rotina de uso desta vacina no público-alvo, que é para meninos na faixa etária de 11 a 13 anos e meninas de 9 a 14 anos, deve ser mantida com duas doses, sendo aplicada com intervalo de seis meses entre elas.

O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. A vacina HPV Quadrivalente é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, 4ª maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens, protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: vacina
Publicidade