Terceirizados da Faetec sofrem com atrasos nos salários

Funcionários não recebem há pelo menos três meses; 13º também não foi pago
quarta-feira, 18 de janeiro de 2017
por Karine Knust
A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) é vinculada à Secretaria estadual de Ciência e Tecnologia (Foto: Alessandra Coelho/GovRJ)
A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) é vinculada à Secretaria estadual de Ciência e Tecnologia (Foto: Alessandra Coelho/GovRJ)

Há pelo menos três meses, terceirizados do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) — unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica no Estado do Rio de Janeiro (Faetec) —, em Nova Friburgo, estão sem receber salários. Até esta semana, o benefício do décimo-terceiro também não havia sido pago. De acordo com funcionários, o problema atinge tanto os serviços de limpeza e segurança como os de secretaria.

Sem perspectiva de melhora da situação, as categorias estariam cogitando a possibilidade de fazer uma paralisação. “É difícil manter uma situação dessas. Não recebemos há meses e nem temos previsão para que isso aconteça. Ainda estamos em recesso, mas não sei como vai ser quando acabar. Do jeito que está a situação acho até que as aulas nem serão retomadas. Não tem como o CVT funcionar sem equipe de limpeza, vigia e secretaria”, afirma um dos funcionários que fazem a segurança do local. 

A crise econômica pela qual passa o estado do Rio de Janeiro tem ocasionado um verdadeiro efeito dominó nas contas públicas. Sem repasses de verbas, diversas empresas terceirizadas tem amargado enormes dívidas devido ao atraso nos pagamentos de salários e benefícios aos funcionários.

No caso específico da Faetec, o governo afirmou que atualmente só tem contrato com uma empresa terceirizada, acrescentado que “pelos contratos firmados com os fornecedores de mão de obra, eventuais atrasos nas faturas não podem ser usados como desculpa para o não pagamento dos salários”. Ainda de acordo com o estado, para resolver a situação está sendo aberto um “processo licitatório para contratação de novas empresas que vão regularizar os serviços agora em 2017”.

Quanto ao pagamento de salários dos professores do CVT, a instituição informou que assim como os demais servidores do governo do estado, os docentes da Faetec estão recebendo de acordo com o calendário divulgado pela Secretaria estadual de Fazenda. A Fundação negou o possível fechamento da unidade, afirmando que as aulas do Centro Vocacional Tecnológico retornarão normalmente no próximo mês. 

A VOZ DA SERRA tentou entrar em contato com a Verde Gestão Serviços e Resíduos, responsável pelos funcionários terceirizados, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta. 

O Centro Vocacional Tecnológico

Inaugurado em setembro de 2008, o Centro Vocacional Tecnológico da Faetec (CVT) em Nova Friburgo, situa-se na Avenida Júlio Antônio Thurler, 10, no bairro Olaria. Além das 15 salas de aula, o prédio de três andares ainda possui laboratórios, salas de reuniões e videoconferências, biblioteca e até uma cozinha, quarto e restaurantes-escolas para o treinamento de alunos. Quando criado, a meta do espaço era capacitar, pelo menos, 1,2 mil novos trabalhadores por ano.

Até o último ano, a unidade oferecia uma série de cursos profissionalizantes e técnicos destinados a jovens e adultos interessados em buscar qualificação para melhor inserção no mercado de trabalho. Dentre eles estavam curso de camareira, auxiliar de cozinha, cozinha industrial, bartender, montador e reparador de microcomputadores, operador de computadores em Windows e operador de computadores em Linux, recepcionista, auxiliar administrativo, garçom, organizador de eventos, recepcionista de eventos, inglês, francês e espanhol. Todos gratuitos e com certificados da Faetec, válidos em todo o território nacional.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Crise
Publicidade