Temporários da saúde: candidatos terão apenas 2 dias para se inscrever

Interessados devem procurar unidades de saúde nos dias 2 e 3 de outubro. Ao todo, são 88 vagas para agentes comunitários
domingo, 24 de setembro de 2017
por Dayane Emrich
Temporários da saúde: candidatos terão apenas 2 dias para se inscrever

As inscrições para o processo seletivo público para agentes comunitários de saúde, da Prefeitura de Nova Friburgo, acontecerão nos dias 2 e 3 de outubro, uma segunda e terça-feira. A informação foi divulgada no Diário Oficial publicado em A VOZ DA SERRA na sexta-feira, 22. De acordo com o edital, são 88 vagas de nível fundamental, distribuídas em 17 locais de atuação.

O processo seletivo -- realizado pela Secretaria Municipal de Saúde -- terá duas etapas: a primeira, da inscrição, em caráter eliminatório; e a segunda, de prova objetiva, em caráter classificatório e eliminatório. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente, das 10h às 16h, nas unidades de Saúde da Família (USFs) de Riograndina (5 vagas), Amparo (10), Mury (7), Vargem Alta (2), Stucky (1), Campo do Coelho (6), São Lourenço (2), Salinas (2), Conquista (4), Lumiar (1), São Pedro da Serra (1), Macaé de Cima (1) e Rio Bonito (1). Os candidatos podem se inscrever também nas unidades de saúde do Cordoeira (4) e São Geraldo (12); ou nos postos de saúde Waldir Costa (13), em Conselheiro Paulino, e Tunney Kassuga (16), em Olaria. Se necessário, poderá haver a distribuição de senhas nestes locais para a inscrição.  

Entre os documentos que devem ser apresentados no ato da inscrição estão o original e cópia legível da carteira de identidade; carteira de órgão ou conselho de classe; carteira de trabalho e Previdência Social (CTPS); carteira de habilitação; CPF; certificado ou declaração de conclusão do ensino fundamental, expedido por escola oficial; e comprovante de residência na área de atuação em nome do candidato.

As provas objetivas de múltipla escolha terão 30 questões da área de saúde e duas horas de duração, com data prevista para o dia 29 de outubro, às 14h, em local ainda a ser divulgado pela prefeitura. Serão classificados os candidatos que acertarem 50% das questões. Neste caso, eles entrarão no banco de reserva e poderão ser admitidos quando houver vaga, seguindo a ordem de classificação. Os contratos serão regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e os convocados cumprirão carga horária de 40 horas semanais, exercendo as atividades de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 17h.

De acordo com o edital, fazem parte das atribuições do cargo de agente comunitário de saúde o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e sob supervisão do gestor municipal, distrital, estadual ou federal, entre outros. O documento, no entanto, não informa os valores dos salários e nem o prazo da contratação.  

O edital contendo todas as informações pertinentes ao certame está disponível também no site oficial da Prefeitura de Nova Friburgo, através do endereço www.pmnf.gov.br, na aba concursos. Também é possível ter acesso ao documento diretamente na Secretaria Municipal de Saúde, situada na Avenida Alberto Braune, 224, 2º andar.

Esclarecimento

Embora o edital publicado na sexta-feira, 22, tenha anunciado o período de inscrições já para a próxima segunda e terça-feira, 25 e 26 de setembro, conforme foi publicado, a data correta do período de inscrição é de 2 a 3 de outubro. Da mesma forma, apesar de trecho do documento informar que a prova objetiva será no dia 22 de outubro, a avaliação acontecerá no dia 29 do mesmo mês.   

Outras 114 vagas

Como A VOZ DA SERRA noticiou em agosto, a lei municipal que autorizou a contratação temporária para a área de saúde oferece mais outras 114 vagas de nível fundamental, médio, técnico e superior. São elas: auxiliar de serviços gerais (4 vagas), para nível fundamental; acompanhante domiciliar (3), cuidador em saúde mental (18), artesão (8), oficineiro (8), técnico de enfermagem (27) e auxiliar de saúde bucal (11).

Já os cargos de nível superior são para enfermeiro da família (11 vagas), enfermeiro em saúde mental (3), médico psiquiatra infantil (1), médico psiquiatra (4), psicopedagogo (1), fonoaudiólogo (2), psicólogo clínico (9) e acompanhante terapêutico (4). Os profissionais vão atuar na Estratégia de Saúde da Família e na Rede de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde.

A equipe de reportagem de A VOZ DA SERRA entrou em contato com a prefeitura afim de saber se há previsão para o preenchimento das 114 vagas que faltam, mas até a atualização desta reportagem não obteve resposta.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde
Publicidade