Temporal de menos de uma hora alaga ruas e derruba árvores em Friburgo

Rios Bengalas e Cônego sobem rapidamente. Estrada Mury-Lumiar ficou interditada durante horas
sexta-feira, 21 de dezembro de 2018
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
Rua do Cônego completamente inundada após o temporal desta sexta (Foto de leitor)
Rua do Cônego completamente inundada após o temporal desta sexta (Foto de leitor)

Um temporal típico de verão chegou com força a Nova Friburgo horas antes do início da nova estação e já trazendo transtornos para moradores de diversos bairros. Nesta sexta-feira, 21, a chuva forte, que começou por volta das 12h50 e durou menos de uma hora, deixou várias ruas alagadas, fez subir o nível dos rios Bengalas e Cônego e provocou quedas de árvores. Segundo a Defesa Civil, não houve alteração do estado de normalidade nem acionamento das equipes.

Uma queda de árvore interditou a RJ-142, na altura do Km, próximo ao Stucky, na Mury-Lumiar, até por volta das 17h. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas precisou aguardar a equipe da Energisa, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica no município, para que fosse cortada a energia da área antes de iniciar o trabalho de remoção da árvore. Segundo os Bombeiros, ninguém ficou ferido. No entanto, a interdição da via causou quase um quilômetro de congestionamento. Dezenas de passageiros ficam presos em ônibus.

O Cônego foi um dos bairros mais afetados pela chuva. Na localidade várias ruas ficaram alagadas e os motoristas tiveram dificuldades de transitar em função da forte correnteza. Alguns optaram por parar o carro e aguardar que a chuva passasse. Logo no início do temporal, chegou a chover granizo no bairro.

Também foi registrado granizo nos bairros Cascatinha e Olaria. No Cascatinha, a Rua Joaquim José da Silva alagou e água quase cobriu um carro que estava estacionado na via. Em outro ponto, uma árvores caiu sobre dois veículos que estavam estacionados na frente de um condomínio. Segundo o fotógrafo Pedro Bessa (fotos), que presenciou e registrou a cena, apenas os galhos mais finos atingiram os veículos: “Dois carros estavam parados. Um deu sorte, o outro nem tanto, mas acho que ambos escaparam do caule mais grosso”, contou.

O nível do Rio Bengalas subiu tanto, que em alguns trechos a água chegou ficar bem próxima da margem, como na ponte próximo ao Colégio Estadual Doutor Galdino do Valle Filho, no Paissandu, como mostra a foto do leitor Mario Campos. Em Olaria, o Rio Cônego também encheu ao ponto de quase transbordamento. Contudo, segundo a Defesa Civil, não houve transbordo de rio e o nível da água começou a baixar logo que a chuva forte passou.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Clima | verão | Chuva
Publicidade