Temporal alaga ruas no Centro de Friburgo

Área central da cidade virou um rio. Pedestres buscaram abrigo nas lojas, já cheias por causa do Natal
quinta-feira, 19 de dezembro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Correnteza na Rua Farinha Filho (Fotos de leitores)
Correnteza na Rua Farinha Filho (Fotos de leitores)

A três dias do início oficial do verão, um temporal típico da nova estação atingiu Nova Friburgo na tarde desta quinta-feira, 19, fazendo várias ruas do Centro alagarem em poucos minutos. Locais como a Praça Getúlio Vargas e a Rua Farinha Filho viraram verdadeiros rios.

O nível do Bengalas subiu repentinamente, mas o rio não chegou a transbordar. Apesar disso, a rede pluvial não foi capaz de escoar o grande volume de água, que inundou as calçadas. O escoamento, aos poucos, deixou muita lama. Muitos pedestres procuraram abrigo nas lojas, já cheias por causa do movimento do Natal. O temporal também deu um nó no trânsito.

O verão 2020, que chega oficialmente  no domingo, 22, à 01h19, deverá ser mais chuvoso que no ano passado, prevê o Instituto Climatempo. Será uma estação sem El Niño e também sem La Niña.

A meteorologista Patricia Madeira, da equipe de previsão climática da Climatempo, explica que “houve grande resfriamento na maior parte do Atlântico Sul entre a costa de Santa Catarina e do Rio de Janeiro. Nesta situação, as frentes frias se tornam mais lentas e com maior potencial de chuva no continente. No verão, essa é uma situação bastante favorável para a formação de Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)", um canal de umidade que desce da Amazônia para o oceano e que, quando ocorre, é responsável por chuvas constantes e volumosas.

Na Rua Euclides da Cunha, nas Braunes, caiu um muro, sem deixar feridos. Em Conselheiro Paulino também choveu muito.

Temporal causou estragos em Friburgo, mas não fez nenhuma vítima

A Defesa Civil de Nova Friburgo divulgou na manhã desta sexta-feira, 20, um boletim atualizado sobre a chuva intensa que caiu sobre a cidade nesta quinta-feira, 19. O período apurado foi entre as 9h de quinta e 9h desta sexta, com precipitação média de 50,41mm de chuva. A precipitação máxima foi registrada na localidade de Cardinot, com 101,43mm - número que representa quase metade do esperado para o mês de dezembro na cidade, que é de 221mm, segundo o Climatempo. A precipitação mínima foi registrada no distrito de Lumiar, com apenas 6,91mm de chuva. A cidade permanece em estágio de atenção.

Ainda de acordo com o boletim da Defesa Civil, devido às chuvas volumosas foram registradas diversas ocorrências, sendo a mais grave a queda do muro de uma residência na Rua Euclides da Cunha, no bairro Braunes. Ninguém ficou ferido, mas a queda do muro acabou atingindo um veículo que estava estacionado, interrompendo também o tráfego na via.

A Defesa Civil registrou ainda pequenos deslizamentos na Rua Nossa Senhora do Amparo; na RJ-148, próximo a entrada do bairro Floresta; na RJ-130, próximo ao apiário; na Rua Teófilo Marra, no bairro Cordoeira; a interdição de um imóvel no Bairro Suíço; além de diversos alagamentos registrados no Centro e em alguns bairros da cidade.

Não houve vítimas em nenhuma das ocorrências registradas. Também não há desalojados ou desabrigados. De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a previsão é de tempo instável nesta sexta-feira em todo o Estado do Rio de Janeiro. O céu deve variar entre nublado e encoberto, com previsão de chuva fraca podendo chegar a moderada.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Clima
Publicidade