Temporais causam deslizamentos, alagam casas e desalojam famílias

Defesa Civil registrou 7 ocorrências na cidade entre esta quarta e quinta. Chuvas continuam até a 1ª semana de janeiro
quinta-feira, 28 de dezembro de 2017
por Dayane Emrich
Enxurrada na localidade de Prainha, em Conquista (reprodução da internet)
Enxurrada na localidade de Prainha, em Conquista (reprodução da internet)

Os fortes temporais  que atingiram Nova Friburgo nesta quarta, 26, e quinta-feira, 27, causaram quatro deslizamentos de terra, alagamentos em diversos pontos da cidade e deixaram duas famílias desalojadas, totalizando sete ocorrências. Apesar dos transtornos, ninguém ficou ferido.

De acordo com a Defesa Civil municipal, no início da tarde desta quinta houve deslizamentos na Rua Ricardo dos Santos, em São Geraldo, e no distrito de Conselheiro Paulino, nas localidades de São Jorge, e na Rua Vinicius de Morais, no Jardinlândia, onde uma tubulação estourou e provocou a queda de uma barreira.  Também em Conselheiro, o rio transbordou e alagou a Rua Sebastião Pereira da Silva.

Na tarde de quarta-feira, um temporal deixou alagados  trechos do Condomínio Terra Nova, construído pelo governo do estado para desabrigados da tragédia de 2011, como antecipou o site de A VOZ DA SERRA. Também houve um deslizamento de terra que derrubou um muro na Rua Joaquim Pereira Bispo, no distrito de Conselheiro Paulino, deixando a via parcialmente interditada (foto acima). De acordo com a Defesa Civil, nenhuma imóvel foi atingido.

Um dos locais mais atingidos pelo temporal da quarta-feira foi a localidade de Prainha, em Conquista (foto acima). Segundo informações do  subtenente da Defesa Civil, Gomes Ribeiro da Conceição, o rio transbordou, atingiu residências e deixou duas famílias desalojadas. De acordo com ele, os imóveis, no entanto, não foram interditados. Em nota divulgada na tarde de ontem, a prefeitura informou que a Secretaria de Assistência Social está acompanhando as famílias vítimas dos temporais. A Cruz Vermelha esteve no local na manhã de ontem, distribuindo cestas básicas e outros itens de primeira necessidade aos afetados.

Também por conta dos riscos de chuvas fortes e moderada para os próximos dias, a Defesa Civil anunciou que o município está novamente em estado de atenção.  Este estado é o segundo nível em uma escala que vai até quatro e indica a possibilidade de chuva moderada ou ocasionalmente forte, nas próximas horas. Há ainda os estágios de normalidade, alerta (registro de chuvas intensas) e alerta máximo (crítico – continuação da chuva). O órgão está de prontidão 24h por dia, através do telefone 199. A foto abaixo mostra imagem do radar meteorológico captada no início da tarde desta quinta, mostrando forte precispitação (em vermelho) sobre Nova Friburgo.

De acordo com todas as previsões meteorológicas, o tempo deve continuar instável, com chuvas intercaladas com períodos nublados e até ensolarados, pelos próximos dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta sexta-feira, 29, o tempo também deve permanecer fechado com pancadas de chuva. Os termômetros ficarão entre 18 e 21 graus. No sábado e domingo, véspera de réveillon, a previsão também é de temporais e as temperaturas variam entre 17 e 21 graus. O tempo só deve melhorar no primeiro fim de semana de 2018.

Alagamentos

No último dia 16 um temporal deixou a Avenida Alberto Braune e as ruas Farinha Filho, Sete de Setembro e aquelas no entorno da Praça Getúlio Vargas, todas no Centro, alagadas. Raios e fortes rajadas de vento também assustaram os friburguenses.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Clima
Publicidade